terça-feira, 30 de junho de 2009

PORTO - PAVILHÃO ROSA MOTA

"BE" CONTRA REQUALIFICAÇÃO DO PAVILHÃO ROSA MOTA



Bloco de Esquerda anunciou, em conferência de imprensa, que está contra a chamada requalificação do pavilhão Rosa Mota, já que o que está em cima da mesa é a concessão da gestão deste espaço a privados.
Contra esta realidade, segundo o site do partido, o BE lançou uma petição online .
A petição que exige o "fim imediato do processo agora aprovado e a salvaguarda do Pavilhão Rosa Mota e seus jardins como equipamento público para usufruto de todos numa cidade ecológica, sustentada e defendida pelo exercício do interesse público" conta, em dois dias de existência, com mais de 800 assinaturas.
Este movimento não se ficará apenas pela petição online, saindo já no póximo Sábado para a rua, onde recolherá assinaturas junto das pessoas que frequentam o Palácio de Cristal, os seus jardins e equipamentos.
in "sentido das letras"
.
.
Politicas á parte, que é daquilo que o povo mais precisa, é essêncial que o espaço envolvente ao pavilhão continue a poder ser usado e disfrutado pela população.
Estes espaços de lazer, são únicos e referênciais numa cidade que se quer moderna e não podem ser reduzidos a um único mega-espaço verde onde tudo cabe. A sentir e modos de estar diferentes, tem que ser oferecidos espaços também eles diferentes; as diferenças existem entre o que são parques, jardins ou praças.
Quanto á exploração do pavilhão em si mesma, não me choca que a sua exploração seja entregue a privados.
Agora seria necessário haver transparência no negócio, salvaguardando-se sempre os interesses culturais e recreativos da cidade, impondo-se condições mesmo que tais, implicassem alguma quebra nos dividendos económicos a retirar pela autarquia.
Luis Marques da Silva, arq

Sem comentários: