segunda-feira, 31 de março de 2008

TINTORETTO EM PORTUGAL


A tela que representa a "Adoração dos Reis Magos", está exposta desde 2005, na Igreja do Mosteiro de Singeverga, mas só há poucos meses atrás, parece ter sido descoberta pelos especialistas, que a atribuem ao pintor veneziano da Renascença, Jacobo Tintoretto.

Trata-se de uma enorme pintura a óleo, com cinco metros de comprimento por dois metros e meio de altura, representando a "Adoração dos Reis Magos", encontrando-se por trás do altar da Igreja do Mosteiro de Singeverga, onde qualquer um a pode apreciar.

Muito há ainda a saber sobre a pintura, doada ao Mosteiro Beneditino pela família de Jaime de Pinho, seu anterior proprietário, nomeadamente os exames técnicos exigíveis internacionalmente para a sua autenticação. O Museu Nacional de Arte Antiga, já teria demonstrado interesse no quadro classificando-o como a melhor pintura do sec XVI, existente em Portugal; a própria leiloeira londrina,Sotheby`s, confirmou a autoria da mesma.

Os especialistas que identificaram a obra, referiram também que, segundo três autores dos sec. XVI, XVII e XVIII, existia uma grande obra daquele pintor na Igreja do Santo Spiritu, em Veneza, com o mesmo tema da tela de Singeverga.

Neste caso concreto, trata-se de uma " Epifania Maneirista" que pode ter tido também a colaboração do filho do autor, Domenico, ainda não classificada pelo estado e que se mantém ainda em solo português, preservada e bem acondicionada, contráriamente a tantas outras que foram irremediávelmente perdidas vendidas ou furtadas.
É caso para dizer: "Graças a Deus!"

Sem comentários: