segunda-feira, 26 de abril de 2010

1.º ANIVERSÁRIO DA CANONIZAÇÃO DE SÃO NUNO DE SANTA MARIA.


Nuno Álvares Pereira, fundador da Casa de Bragança, nasceu em Santarém (Portugal) a 24 de Junho de 1360. Como Condestável do reino, foi militar invencível; mais tarde, vencendo-se a si mesmo, pediu a admissão, como irmão leigo, na Ordem do Carmelo.
Foi no desejo de viver mais perfeitamente o ideal de santidade próprio de todo o baptizado, que o Beato Nuno quis imitar mais de perto a Cristo.
Por isso, renunciando às honras e comodidades do mundo, escolheu um caminho de humildade, pobreza e obediência, para, como Cristo, servir melhor os homens seus irmãos.
Tinha grande piedade e confiança para com Nossa Senhora. Pedia esmolas pelas portas e desempenhava os ofícios mais humildes, mostrando grande compaixão e liberalidade para com os pobres. Morreu no domingo da Ressurreição do ano 1431 (1 de Abril).
A sua memória litúrgica (até agora, em Portugal) celebra-se a 6 de Novembro.
Postado por Mons.Lebrum às 21:42 em
http://missatridentinaemportugal.blogspot.com/2009/02/para-breve-canonizacao-do-beato-nuno.html
.
Seria mais do que apropriado fazer do dia da sua memória litúrgica, feriado nacional. Elogiava-se o grande condestável, herói de Portugal e defensor da sua independência e elogiava-se o Santo que, despojado voluntáriamente dos seus bens terrenos, dedicou o resto da sua vida á prática do bem e da defesa dos necessitados.
Luís Marques da Silva

Sem comentários: