sexta-feira, 26 de março de 2010

NOVO SISTEMA PARA APROVEITAR ÁGUA DA CHUVA


25/03/2010
Carlos Teixeira Gonçalves

Para drenar a água da chuva é o sistema mais “ecológico”, “económico”, “flexível” e ainda tem uma “elevada performance”, mas só agora chega à Europa.
A culpa é nossa (dos europeus), diz o italiano Alessandro Giovannini. Em países como África do Sul ou Nova Zelândia, o sistema sifónico é o mais utilizado e a OLI – Oliveira & Irmão, S.A. quer agora a implementá-lo em Portugal.
Rain Plus é o nome do produto que acaba de lançar.
Antes de mais, recorde-se que existem duas maneiras para não deixar acumular a água da chuva no topo do edifício. O sistema convencional, normalmente denominado gravitacional, e o sifónico (sistema de vácuo). O sistema sifónico impede a entrada de ar na tubagem, o que permite tirar partido da secção do tubo, enchendo-o totalmente, e trabalhar a 100 por cento. O caudal escoado atinge assim velocidades dez vezes superiores aos do sistema comum.
O RainPlus chega assim a Portugal, curiosamente, no final de um Inverno bastante chuvoso, através da Valsir, empresa italiana que se associa à OLI. Depois de a Valsir ter apostado no mercado da Oceania e África, o foco da empresa está agora direccionado para a Europa. “Em países como a Austrália os clientes estão convencidos da qualidade do produto. O retorno nestes países é imediato”, esclarece Alessandro Giovannini, da Valsir, ao Planetazul. Em Portugal, agora é o momento. “Já começamos a trabalhar com alguns gabinetes. Estamos a contar, em dois, três meses, instalar dois ou três sistemas sifónicos”, completa Henrique Gago , gestor de produto da OLI.
A empresa portuguesa apresentou este produto na semana passada, na Casa do Futuro, em Lisboa, numa conferência dinâmica e com direito à apresentação de um simulador de produto. “As vantagens são imensas”, gaba-se Giovannini. “Primeiro que tudo são económicas, porque [o sistema] tem menor custo em termos de equipamento. Os tubos têm um diâmetro mais pequeno”. Outra vantagem é a flexibilidade, pois pode ser montado na periferia do edifício e mesmo ser levado para a obra previamente construído: “Se tivermos o tubo na periferia não precisamos de mascarar com um pilar falso”, lembra, agradado, o italiano, auxiliado na língua pelo gestor de produto português. Acima de tudo, há mais-valias ecológicas. O RainPlus direcciona os tubos de queda para reservatórios de água que pode depois ser reutilizada na rega ou no combate a incêndios.
Infelizmente, este produto está apenas direccionado para grandes equipamentos, como centros comerciais ou edifícios públicos (torna-se mais eficaz). A OLI está, neste momento, a organizar workshops para a sua aplicação, direccionados a instaladores e projectistas.

Sem comentários: