sexta-feira, 26 de março de 2010

ALERTA PARA DESASTRE ECOLÓGICO NA LAGOA DE ÓBIDOS


Conceição Pereira alerta para a possibilidade de um “desastre ecológico” na Lagoa de Óbidos
Deputada do PSD pediu a intervenção da Ministra do Ambiente nesta situação

Conceição Pereira alertou, esta quarta-feira, para “os problemas dramáticos que se registam nesse património ambiental único que é a Lagoa de Óbidos”. Numa declaração política em Plenário, a deputada eleita pelo distrito de Leiria afirmou que a Lagoa de Óbidos “tem vindo, ao longo dos tempos, a diminuir a sua dimensão e está perante um sério risco de desaparecimento devido ao assoreamento que tem vindo a sofrer sem que se proceda a qualquer dragagem desde o ano de 2003, independentemente de inúmeros estudos e promessas”.
Segundo a social-democrata este espaço “para além de ser um pólo importantíssimo de atractividade turística é um factor de vital importância para a vida económica de muitas famílias, mas caso a Lagoa não seja dragada e simultaneamente realizadas as obras de intervenção na zona da embocadura corre-se um sério risco de todo aquele espaço lagunar se tornar numa zona pantanosa”.
Conceição Pereira lembrou que “para além do grave assoreamento da Lagoa, as intempéries dos últimos tempos têm agravado a situação colocando a descoberto o emissário submarino que transporta para o alto mar as águas residuais da Cidade das Caldas da Rainha, da Vila da Foz do Arelho e cerca de 70% dos Concelhos de Óbidos, Bombarral e Cadaval”. Esta situação aumentou a possibilidade da destruição do emissário, o que, segundo a deputada, originaria “um gravíssimo desastre ecológico com a destruição das diferentes espécies piscícolas que habitam na lagoa e que são o sustento de muitas famílias”.
Conceição Pereira concluiu a sua intervenção solicitando ao Governo “uma intervenção urgente na Lagoa de Óbidos”. “O PSD apela à Senhora Ministra do Ambiente para que tome as decisões necessárias para que rapidamente se realizem as dragagens prometidas e se prepare a Praia da Foz do Arelho, com condições de segurança e de areal, para a próxima época balnear”, acrescentou.
A deputada declarou ainda que “o PSD tudo fará para salvar este importante Património Natural e salvar a economia da Região bem como voltar a dar à Praia da Foz do Arelho as condições que fizeram dela uma das mais procuradas do País e uma das galardoadas anualmente com a Bandeira Azul”.

Sem comentários: