segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

DOURO: NATIONAL GEOGRAPHIC AJUDA A INTERNACIONALIZAÇÃO DO PATRIMÓNIO MUNDIAL

por Agência Lusa,
Publicado em 14 de Dezembro de 2009

A National Geographic Society vai ajudar a internacionalizar o Douro Património Mundial no âmbito de uma parceria firmada hoje que poderá passar pela promoção da região na revista mensal da organização, com milhões de exemplares de tiragem e vários idiomas.
O Douro assinalou o oitavo aniversário da classificação como Património Mundial da UNESCO com a assinatura da "Carta do Geoturismo" da National Geographic, no âmbito da conferência "Destino Douro - Turismo, Sustentabilidade e património Mundial, que decorreu em Vila Real.
James Dion, do Centro para os Destinos Sustentáveis da National Geographic, considerou que hoje foi o "Dia 1" de um trabalho que levará à criação de um plano de negócios de longo prazo para o desenvolvimento turístico do Douro, mantendo a autenticidade do destino.
O responsável considerou o Douro como uma das regiões "mais bonitas, culturalmente ricas e autênticas do mundo, mas que ainda é relativamente desconhecida".
Para o chefe da Estrutura de Missão do Douro (EMD), Ricardo Magalhães, o principal desafio que agora se coloca "é abrir o Douro ao Mundo", considerando que esta parceria vai ajudar precisamente à concretização desse objectivo.
"Estamos a falar de uma organização que tem uma componente científica, técnica e todos os meses produz uns milhões de exemplares em vários idiomas que percorrem todo o mundo", sublinhou.
As entidades que subscrevem a "Carta de Geoturismo" comprometem-se a cumprir 13 princípios que garantam a conservação ambiental, cultural, estética, do património e bem-estar dos residentes dos sítios abrangidos pela carta.
O objectivo é potenciar o crescimento da procura de turistas que apreciem, respeitem e divulguem as características distintivas dos sítios, estimular as empresas locais a lançar negócios que promovam essas mesmas características ou evitar a sobreocupação dos espaços e a sua degradação.
Para António Martinho, responsável pela Turismo do Douro, "esta parceria vai trazer mais gente ao Douro e exigir mais da região".
"Esperamos ainda que este compromisso que assumimos hoje leve a que mais empresários venham aqui investir", acrescentou.
O responsável lembrou a necessidade de a região aumentar a capacidade de oferta, quer em termos de alojamento, restauração ou animação.
As expectativas da região são aumentar até às 600 mil dormidas até 2015, quatro vezes mais do que acontece actualmente. Para este território estão ainda previstos 11 novos empreendimentos turísticos, o que corresponde a 39 milhões de euros de investimento privado
Hoje foi ainda assinada uma declaração de compromisso entre instituições durienses para apresentar uma candidatura à rede mundial de destinos Património da Humanidade.
A Aliança Mundial do Património da Humanidade é uma rede que engloba 878 sítios classificados pela UNESCO, espalhados por 145 países, e pretende educar os turistas para um turismo responsável e criar um infra-estrutura turística que promova a conservação e o restauro destes sítios.

Sem comentários: