sexta-feira, 20 de novembro de 2009

PORTO: SÓ QUATORZE VIVEM NO QUARTEIRÃO DO RIVOLI


00h11m in "JN"
CARLA SOFIA LUZ

O quarteirão do teatro Rivoli, no Porto, tem cinco apartamentos ocupados.Vivem 14 pessoas nos 19 edifícios onde abundam os serviços e o comércio. Apesar da habitação ser escassa, ainda sobram seis casas vazias.
A maioria das fracções (81) do núcleo com frentes para a Avenida dos Aliados e as ruas do Bonjardim e de Rodrigues Sampaio destina-se a serviços e a comércio. Contam-se 18 lojas ocupadas (só uma está fechada) no rés-do-chão e no primeiro piso e 62 espaços vocacionados para serviços. Metade (32) está vazia. É, neste quarteirão, que se encontram o teatro municipal, a sede da Junta Metropolitana do Porto, os escritórios da Caixa Geral de Depósitos, o quartel dos Bombeiros Voluntários do Porto e um pequeno espaço da Culturgest.
O projecto-base para o quarteirão, desenvolvido pela Porto Vivo - Sociedade de Reabilitação Urbana e em consulta pública desde a semana passada, aponta o dedo ao subaproveitamento da galeria da Culturgest e sugere que seja outra entidade a explorá-la para ser parte na "animação urbana" dos Aliados que se quer "contínua" e com capacidade para atrair "elevados fluxos" de residentes e de visitantes da cidade. No documento a que o JN teve acesso, considera-se "pertinente a revitalização "cultural" do espaço de exposições da Caixa Geral de Depósitos, actualmente subaproveitado, segundo um modelo de exploração a definir". A presença das funções administrativas daquela instituição bancária no quarteirão é encarada como uma mais-valia e, por isso, deve ser mantida.
No entanto, a "Porto Vivo" entende que, na globalidade, a ocupação desse núcleo é "desajustada e insuficiente para alcançar os objectivos definidos para a área de intervenção prioritária dos Aliados. Para ali, quer-se mais habitação nos pisos superiores e um "reforço qualitativo das actividades comerciais e dos serviços".
"Constata-se que, apesar dos pisos térreos estarem totalmente ocupados, não têm carácter comercial qualificado", indica-se no projecto-base em debate público, assinalando-se a preferência por uma reabilitação que traga "habitação de topo de gama, serviços de primeira linha, comércio de luxo e oferta turística ao mais alto nível" com hotéis de qualidade. No quarteirão do teatro Rivoli, funcionam duas pensões.
De saída está o quartel dos Voluntários do Porto. Os bombeiros pretendem construir uma nova sede em Campanhã. Será uma boa oportunidade para mudar a função do edifício na Rua de Rodrigues Sampaio. "Vislumbra-se como pertinente a instalação de um equipamento ou serviços de referência neste edifício".

Sem comentários: