sexta-feira, 6 de novembro de 2009

LISBOA: 380 MIL EUROS PROMETEM VIDA NOVA AO PRÍNCIPE REAL


Frequentadores de um espaço de "traçado romântico" aplaudem reforço da iluminação
00h30m in "JN"
CRISTIANO PEREIRA

O jardim França Borges, mais conhecido por Príncipe Real, em Lisboa, vai ser finalmente recuperado. As obras arrancam segunda-feira e vão durar quatro meses. O valor da empreitada ronda os 380 mil euros.
Segundo fonte do pelouro dos Espaços Verdes da Câmara Municipal de Lisboa, o programa de requalificação do jardim França Borges (Príncipe Real) prevê "a recuperação dos sistemas que compõem o jardim: vegetação, pavimentos, estruturas e elementos decorativos".
O gabinete de Sá Fernandes promete a "substituição da iluminação pública aumentando a eficácia luminosa e tornando-a adequada a este espaço", uma medida há muito reclamada pelos moradores que habitualmente frequentam o jardim.
"A escuridão é o grande problema", disse ontem, ao JN, Álvaro Ferreira, de 71 anos e habitante na zona, apelando a que se resolva urgentemente a situação, uma vez que, destaca, "as pessoas não se sentem seguras" no jardim de cada vez que a noite chega. O reformado pede, também, "mais vigilância" numa zona que ao fim de semana não raras vezes é invadida por noctívagos, uma vez que os bares do Bairro Alto ficam ali a poucos metros.
A autarquia promete ainda realizar a substituição e recuperação de pavimentos bem como a recuperação do coberto vegetal.
O parque infantil também vai ser alvo de intervenção, sendo de esperar que o equipamento de lazer para as crianças seja substituído por um mais moderno e seguro. As cadeiras e mesas do jardim serão igualmente recuperados e está prevista a implementação de novos bancos de jardim. O custo total da empreitada é de 379.222 euros e prevê-se que as obras terminem nas primeiras semanas de Março.
Recorde-se que o jardim "de traçado romântico" e uma área de 1,2 hectares foi construído em meados do século XIX e nele reside um cedro-do-Buçaco "com mais de 20 metros de diâmetro".
A autarquia destaca, também, "o reservatório subterrâneo de água da Patriarcal que hoje faz parte do Museu da Água da EPAL".
O jardim possui dois quiosques, um restaurante com esplanada e costuma receber vários eventos como uma feira semanal de produtos biológicos que ali se realiza aos sábados. Apesar das obras, a feira não será interrompida.
A zona do Príncipe Real vai estar particularmente animada durante este fim-de-semana. Os lojistas da zona decidiram unir esforços e levar a cabo o "Príncipe Real Live", certame que vai prolongar até às 23 horas o horário de algumas dezenas de estabelecimentos da Rua D. Pedro V, da Praça do Príncipe Real e da Rua da Escola Politécnica. Mais há mais. "Vamos ter acções de rua como performances de ópera em fachadas de prédios ou espectáculo de fogo do Chapitô", disse, ao JN, Filipa Machaz, uma das organizadoras. A noite de ontem terá sido longa na zona, uma vez que estavam previstas "várias inaugurações de exposições em galerias de arte contemporânea, antiguidades ou de design", frisou a responsável. Na sua óptica, as obras de requalificação do Jardim não vão prejudicar o comércio na zona e são encaradas com satisfação por toda a gente: "Na próxima Primavera, o Príncipe Real vai estar ainda mais atractivo e acolhedor", sublinhou.

Sem comentários: