terça-feira, 20 de outubro de 2009

JOSÉ SARAMAGO: O FUNDAMENTALISTA ATEU

«Editorial
O fundamentalista ateu
por Francisco Camacho, Publicado em 20 de Outubro de 2009

Quando o assunto é Igreja, a cegueira do Nobel é proporcional à de um fanático religioso

Podia ser uma operação de marketing mas, tendo em conta os antecedentes do protagonista, é fúria genuína. José Saramago disse que a "a Bíblia é um manual de maus costumes" e que "tudo aquilo [a Bíblia, bem entendido] é absurdo e disparatado". É razão para alguém se sentir insultado? Depende da susceptibilidade. Um bom cristão, por exemplo, com a capacidade de perdão que se lhe reconhece, não chega a tanto. Limita-se a encolher os ombros perante as palavras de mais um mortal zangado com o mundo. É verdade que o escritor não é um mortal qualquer (é um Nobel) , mas quando diz o que acaba de dizer sobre a Bíblia desce a um nível de vulgaridade quase enternecedor. Não parece um homem que tem o nome inscrito na história e que pode olhar para trás com a certeza de que não passou em vão pelo mundo. Parece um reformado rabugento e frustrado que se entretém a chatear os outros.
A provocação nada tem de original ou de corajoso. Bento XVI não é o aiatola Khomeini e José Saramago não é Salman Rushdie. Que o escritor desfaça a Bíblia ou desafie o Papa é quase irrelevante num mundo livre. Não corre o risco de ser acusado de apostasia. Que reduza à estupidez a fé de milhões de pessoas dá que pensar. Foi precisamente isso que fez quando disse que a Bíblia é uma colecção de "violências e carnificinas". Esqueceu-se, claro, de acrescentar que esses episódios sangrentos constam da Bíblia como exemplos nada recomendáveis. Não é preciso saber de cor o Pai Nosso para perceber essa evidência. Mas, quando o assunto é Igreja, a cegueira do autor de "Caim" é directamente proporcional à de um fanático religioso.
Como grande escritor que é, Saramago escolhe bem as imagens. Quando disse que George W. Bush confundia o mundo com uma manada de vacas, como lembrava há dias Umberto Eco, teve a sua graça. O problema é que o próprio Saramago também é dado a confusões. Confunde árvores com florestas, arrumando a complexidade do mundo em compartimentos estanques. Só quem tem uma visão tão simplista da realidade consegue ser lapidar com a frequência alucinante de Saramago. Por exemplo: "As religiões, todas sem excepção, nunca servirão para aproximar e reconciliar os homens", escreveu em 2001. É uma opinião respeitável como outra qualquer, mas vinda de uma figura que nada tem de conciliador é também uma preocupação surpreendente.
O Nobel português faz generalizações que são injustas, maniqueístas e perigosas. Não perde uma oportunidade para criticar ferozmente tudo o que lhe cheira a América, a Israel, a religião (de um modo geral) e a cristianismo (em particular). Saramago passa a vida a satisfazer todos os que o acusam de intolerância e sectarismo. O problema de homens assim é cobrirem de razão os adversários menos estimáveis, servindo- -lhes de bandeja argumentos para o contra-ataque. Com as suas posições radicais, sejam sobre a política externa de Israel ou a Bíblia, o escritor nada faz para travar fundamentalismos judeus ou católicos nem para salvar as vítimas que lhe tiram o sono. Pelo contrário: serve de impulsionador às forças que diz combater. Nisso, não é assim tão diferente de George W. Bush. »
.
Tudo isto é verdade. Como também é verdade, que esse sr Nobel da Literatura que responsabiliza Deus, que diz não existir, por todos os males da Humanidade, tem uma fundação cedida pelo estado português e portanto, paga com o dinheiro dos nossos impostos.
Ora, num país que, sendo democrático e livre, não deixa de ser maioritáriamente católico e que tem a Bíblia como livro referêncial, acreditando que é a palavra de Deus, o sr José Saramago deveria saber respeitar o sentir de milhões de portugueses, tentando ser mais contido nas formas de expressar o seu pensamento que, percebe-se ao longe, destila ódio por tudo o que tenha a ver com Deus e com a Igreja. Ou então, coerente e honesto na sua forma de estar, a Saramago só ficaria bem recusar ser ajudado pelo dinheiro dos impostos de todos aqueles que se sentiram e sentem ofendidos com a sua atitude.
Mas, como dizia o outro, "nisto de se ser sério não basta ser, é preciso parecer".
Luis Marques da Silva

Sem comentários: