segunda-feira, 7 de setembro de 2009

VELEIRO SUECO NA EXPO

Veleiro sueco na Expo celebra a arte e a ciência
Hulda está ancorado na Marina do Parque das Nações
2009-09-05 in "JN"
CRISTIANO PEREIRA

Foi construído em 1905 na Suécia e 60 anos depois adquirido pelo artista turco Ilhan Koman que fez do barco o seu lar. Classificado como momumento histórico na Suécia, o veleiro Hulda está ancorado em Lisboa até ao dia 13. As visitas são grátis.
Zarpou de Estocolmo em finais de Março. Antes de atracar na Marina do Parque das Nações, em Lisboa, o veleiro Hulda lançou âncora em Bordéus (França), Antuérpia (Bélgica) e Amesterdão (Holanda).
A rota insere-se no Festival Hulda, um evento itinerante que pretende celebrar a confluência da arte e da ciência a bordo do barco que durante décadas foi casa do artista turco-sueco Ilhan Koman. A bordo do veleiro, os visitantes podem ver expostas algumas das suas principais esculturas.
O artista, falecido em 1986, deixou uma importante obra que bebe referências a nomes como Leonardo da Vinci, Rodin, Giacometti ou Brancusi, tendo trabalhos expostos nos mais conceituados museus do mundo.
O veleiro tem 26 metros de comprimento, 375 metros quadrados de área de vela e durante décadas foi simultaneamente a sua casa e o seu ateliê - hoje é tripulado por uma dezena de pessoas que lhe eram próximas. O seu neto Piri Koman, de 30 anos, revelou ontem ao JN que toda a tripulação está encantada com a forma como tem sido recebida em Lisboa. E acha piada a um facto curioso: "Os portugueses parecem muito mais fascinados em ver o barco do que em ver as obras de arte".
Até ao dia 13, os portugueses podem subir a bordo do veleiro. As visitas são gratuitas. Depois dessa data, o Hulda lança-se ao mar para navegar até Barcelona, Nápoles, Valetta, Salónica e, por último, Istambul.
Paralelamente à exposição, o festival Hulda inclui uma competição em que desafia os estudantes dos 10 países por onde o veleiro atraca a apresentarem os seus trabalhos artísticos que explorem a ligação entre a arte e a ciência.
Os mais jovens serão ainda convidados a participar em oficinas que reúnem disciplinas artísticas e científicas que abordam tópicos como "Escultura e Aerodinâmica", "A Matemática nas Artes", "Criando Cartas Náuticas da Idade Média", "Arte e Energias Alternativas".

Sem comentários: