segunda-feira, 7 de setembro de 2009

LISBOA: FIM DAS ESCOLAS PRÉ-FABRICADAS

2009-09-05 in "JN"
ANA RITA JUSTO

A escola EB2,3 Telheiras 2 vai deixar de ser a última pré-fabricada de Lisboa. A nova escola vai ser construída de raiz, num modelo integrado com o 1º ciclo. O projecto integra-se na requalificação e reconstrução das escolas básicas da cidade.
"Há mais de 30 anos que esta escola foi construída como provisória", explicou Teresa Madrinha, adjunta da Direcção da escola. Ao longo dos 20 anos que tem de casa, a resposável fala do contentamento de todos os que ali trabalham pelo projecto ir para a frente, salientando que lutaram "muito". "Há muitos anos um aluno disse-me uma coisa que nunca mais me esqueci: 'Eu venho de um bairro de latas e tenho uma escola de bairro de latas.' Eles sofrem muito com a falta de condições", disse.
Agora finalmente irão começar as obras para que em 2011-2012 este novo modelo de escola básica integrada de 1º, 2º e 3º ciclos esteja pronto. Ao todo serão 20 mil metros quadrados de terreno para 7.600 metros quadrados de área de construção.
O anúncio foi formalizado, ontem, numa cerimónia de assinatura dos protocolos. Além da escola de Telheiras, também na zona Sul do Parque das Nações nascerá uma nova escola básica integrada até 2011, "uma aspiração que dura há mais de uma década, devido às exigências das populações desta parte nova da cidade", referiu Rolando Borges Martins, presidente do Conselho de Administração da Parque Expo, empresa que irá encabeçar a contrução destes dois projectos, e ainda a requalificação da EB2,3 Luís António Verney.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, o projecto abrange a construção de sete novas escolas e a reabilitação de 80 das 90 escolas da cidade. "Temos falta destes equipamentos do quotidiano das famílias dentro da cidade. É preciso chamar as famílias para dentro da cidade e para isso a aposta na educação é prioritária", acrescentou o autarca.
Já a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, garantiu que estas escolas serão uma "mais-valia para Lisboa", relembrando a visita que fez à escola de Telheiras há dois anos atrás.
A governante falou, ainda, a nível nacional, explicando que mais de 50 escolas básicas estão a sofrer modernizações.

Sem comentários: