terça-feira, 8 de setembro de 2009

PSD CHUMBA VENDA DE PALÁCIOS EM LISBOA PARA HOTÉIS DE CHARME


In Sol Online (8/9/2009)
«O PSD vai inviabilizar hoje na Assembleia Municipal de Lisboa a venda dos dois últimos palácios que a autarquia pretendia alienar para hotéis de charme, disse à Lusa o líder da bancada social-democrata»
«Não vamos viabilizar a venda de património nesta fase, antes de eleições. Quem as ganhar, terá património para poder gerir como melhor entender», justificou à Lusa Saldanha Serra. Para o líder da bancada social-democrata, autorizar a venda dos palácios do Machadinho e Pancas Palha (também conhecido por Van Zeller) seria «completamente extemporâneo».
Estes são os dois últimos edifícios que integravam o lote de palácios que a autarquia tinha seleccionado entre o património municipal para serem alienados exclusivamente para hotelaria de charme. A iniciativa 'Lisboa, capital do charme' ficou assim reduzida à venda do palácio Brancaamp, entre os cinco propostos, depois de a maioria social-democrata na Assembleia Municipal ter chumbado no final de Junho a venda do palácio Benagazil e de um edifício na Rua da Atalaia.
O vereador das Finanças e do Património, Cardoso da Silva (PS), lamentou à Lusa o que considera ser um «tiro no pé do PSD», que vai prejudicar o pagamento a fornecedores ao limitar a receita extraordinária prevista no orçamento camarário. «Se ganhar, fica sem estas receitas, se perder, voltamos a colocar a proposta na Assembleia Municipal e vendemos os palácios. Embora não possa falar pelo futuro executivo, julgo que o doutor António Costa vai voltar a esta proposta», afirmou. Para Cardoso da Silva, a alienção dos palácios representava uma proposta «dois em um», implicando «mais receitas e a recuperação desse património, que a Câmara não poderia recuperar».
O palácio Brancaamp foi alienado por mais de 2,4 milhões de euros, um valor superior em mais de 500 mil euros à base de licitação.
Lusa / SOL»

Sem comentários: