terça-feira, 8 de setembro de 2009

PLATAFORMA POR MONSANTO: COMUNICADO

Comunicado de Imprensa
A Plataforma por Monsanto informa que enviou uma queixa ao Exmo. Sr. Comissário Europeu do Ambiente, Sr. Stavros Dimas, ao seu representante em Portugal e ao Exmo. Sr. Procurador junto ao Tribunal Administrativo de Lisboa a fim de contestar a pretensão do Governo Português e da CML de suspender parcialmente o PDM com vista à construção da subestação da REN do Zambujal, numa zona de protecção total, dentro do Parque Florestal de Monsanto em Lisboa.
Esta obra a ser realizada, não terá em conta qualquer estudo de impacte ambiental (que não existe), qualquer estudo de alternativas credíveis (que também não existe) e irá, entre outras consequências graves, ser responsável pelo abate de 200 árvores numa área que deveria ser defendida e protegida.
A proposta de suspensão do PDM foi rejeitada por maioria em sessão de câmara. No entanto, o Governo decidiu suspender o PDM não respeitando a decisão tomada pela maioria dos legítimos representantes dos cidadãos de Lisboa. Esta atitude do Governo demonstra uma enorme falta de respeito pelo poder autárquico e pela vontade da maioria dos eleitos na CML.
A Plataforma considera mais estranho ainda o apoio dado pelo executivo camarário a esta decisão do governo Português.
A Plataforma por Monsanto condena ainda de forma veemente o protocolo assinado recentemente entre a CML e a REN que coloca o corredor verde de Lisboa como uma das principais razões para construção deste equipamento.Impõe-se perguntar como pode o corredor verde ser construído com o sacrifício de parte da zona verde mais importante da cidade, o Parque florestal de Monsanto?
Lisboa, 07 de Setembro de 2009
A Plataforma por Monsanto
Contacto - Manuel Verdugo 962909731
Entidades que fazem parte da Plataforma por Monsanto: Associação dos Amigos e utilizadores do Monsanto; Associação de Moradores do Alto da Ajuda; AMBEX- Associação de Moradores de São Francisco Xavier e Santa Maria de Belém , Associação de Moradores do Bairro do Calhau; QUERCUS; LPN; Grupo Ecológico de Cascais; Clube de Actividades de Ar Livre; Fórum Cidadania LX; Associação Lisboa Verde; ASPEA; ATTAC Verde

Sem comentários: