sexta-feira, 11 de setembro de 2009

LISBOA: JARDIM DE SANTOS VAI RENASCER ATÉ AO FINAL DO ANO


In CML (vídeo aqui)
«A ExperimentaDesign 2009 está de regresso a Lisboa e por aqui vai ficar até 8 de Novembro com onze espaços que acolhem um total de 71 eventos. Sob alçada da designer Guta Moura Guedes, organizadora da ExperimentaDesign 2009, este ano o evento é subjacente ao tema It?s About Time.
Respondendo a este mesmo repto e a convite da Câmara Municipal de Lisboa, a ExperimentaDesign vai coordenar um projecto de design total com vista à reabilitação urbana do Jardim de Santos. Esta intervenção pretende converter o jardim num espaço multifuncional e em sintonia com as novas exigências e desafios do quotidiano contemporâneo, concretizando em pleno o potencial das suas características físicas e localização privilegiada.
Na inauguração formal da bienal, que teve lugar no dia 9 de Setembro, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, presente na ocasião, referiu o grande contraste que havia naquela zona degradada do jardim com a realidade da marca Santos Design District e a "ideia do vereador Sá Fernandes foi precisamente essa, a de aproveitar a ExperimentaDesign para transformarmos este jardim e ser mais um símbolo desta marca do Santos Design District".
"E é no fundo uma forma de a Câmara, que até agora tão pouco apoiou a dinâmica comercial desta zona, poder construir para a valorizar" referiu o autarca.Esta iniciativa insere-se num conjunto de intervenções na frente ribeirinha que estão programadas ou em curso, desde a requalificação do Terreiro do Paço e da Ribeira da Naus, aos planos para a Boavista nascente e poente, o plano de urbanização de Alcântara e, no fundo, dar um seguimento em toda a linha ribeirinha da cidade de Lisboa que é a área da cidade que mais nos distingue de qualquer outra cidade do mundo.
António Costa sublinhou também a importância deste evento como que "traduz o espírito com que a Experimenta está na cidade de Lisboa, de não ser simplesmente um evento efémero mas que pretende deixar uma marca na cidade. E esta iniciativa da Experimenta deixará, pelos menos, duas marcas na cidade: este jardim e uma ponte para ligar duas vias cicláveis por cima da 2º circular", conclui.
Na inauguração formal da bienal, bem como a celebração dos seus 10 anos de existência, a directora da ExperimentaDesign, explicou que toda esta temática tinha ganho um sentido acrescido, pois foi para "nós claro que seria o momento ideal para que a bienal ExperimentaDesign começasse a utilizar o design e arquitectura para criarem um legado para a cidade, para os cidadãos e para as pessoas que vivem ou que passem por Lisboa." Guta Moura Guedes confidenciou as diversas trocas de impressões que teve desde 2008, com o vereador dos Espaços Verdes, José Sá Fernandes, sobre a possível intervenção urbanística no Jardim de Santos, e foi decidido criar uma equipapluridisciplinar de criadores (João Gomes da Silva, Fernando Brízio, o atelier Pedrita, Rui Gato, José Álvaro Correia e António Silveira Gomes) para pensar o que seria este novo jardim para o século XXI. Os projectos estão neste momento em fase de aprovação final na CML e foram neste apresentados a todos os que assistiram à cerimónia.
A responsável pela ExperimentaDesign sublinhou a irreverência da proposta que fez na altura ao vereador José Sá Fernandes, que consistia "não só que a equipa faria todo o redesenho deste projecto, oferendo à Câmara e oferecendo a Lisboa, como também iríamos ficar encarregues por conseguir a sua viabilização financeira", confessou orgulhosa de ter conseguido este feito. "Por isso, se hoje se inaugura a Experimenta, se vão ser cinco dias onde vão ser apresentados 71 projectos que vão invadir Lisboa, todos têm um significado especial e um sentido especial, mas este, sem dúvida tem para nós um sentido muito mas muito especial e vai de encontro à ideia que temos e que queremos deixar cada vez mais claro, que o design é algo que deve ser discutido, debatido e reflectido mas que é algo que acima de tudo serve para tornar a vida das pessoas mais fácil, mais simples, melhor e mais agradável",concluiu a directora da mostra.
Única mancha verde numa área de densa malha urbana, o Jardim de Santos é um local de frequência regular ou ocasional. A Experimenta propõe convertê-lo num espaço público centrado no utilizador e em sintonia com os novos hábitos de vida urbana.
Em plena freguesia de Santos-o-Velho, o jardim de Santos insere-se hoje numa zona de crescente importância estratégica da cidade, quer pela intensa circulação de pessoas e veículos, quer pelos novos impulsos socioeconómicos que aí convergem. Uma das artérias principais de tráfego que acompanha a frente Tejo, a Avenida 24 de Julho é um animado centro de vida nocturna cujos bares e restaurantes atraem largas centenas de frequentadores.
Por outro lado, circundam o Jardim várias instituições culturais de relevo, responsáveis por um afluxo de visitantes estrangeiros e nacionais: o Museu Nacional de Arte Antiga, o Museu da Marioneta, o Teatro A Barraca e a Fundação e Museu das Comunicações.
Mais recentemente, a freguesia beneficiou de uma iniciativa revitalizadora promovida por agentes económicos locais, em articulação com parceiros estratégicos e instâncias oficiais. O Santos Design District tem por objectivo insuflar um novo fôlego à zona, consolidando a presença e fixação em Santos de actividades ligadas ao design e à cultura de projecto. Reunindo inúmeras lojas de prestigiadas marcas e criadores, escolas superiores nas áreas do design e artes, oferta gastronómica e de lazer, o Santos Design District visa valorizar a zona e convertê-la um novo pólo de atracção turística. Não obstante estar no epicentro desta zona, o Jardim permanece adormecido, um mero local de passagem ou paragem ocasional.
A requalificação do Jardim de Santos é um projecto multidisciplinar que integrará o programa da 5ª edição da ExperimentaDesign em Lisboa, fazendo eco de um dos seus objectivos: construir um legado para a cidade e os seus habitantes.»
.
...Pelos vistos, e lidos, falou-se de tudo nesta cerimónia até da 2ª Circular, do que é um jardim romântico, intimista, de finais do séc.XIX, é ninguém falou. E nem sequer o DJ começou a debitar decibéis.
"roubado" do FCLx
.
Mas porque não se dedicam estes senhores a fazerem experimentações nos locais apropriados da cidade, como zonas de cariz moderno?
Porque têm que vir para aqui, para as zonas românticas, fazer as suas experiências?
Será porque estas zonas, são aquelas que já têm carisma próprio e que não precisam de ninguém para alcançar categorias superiores, ao contrário dos "artistas", que precisam delas como de pão para a boca, para se sobreelevarem e atingirem os píncaros da fama?

1 comentário:

MP disse...

Muito bem dito!

Apoiado