quarta-feira, 12 de agosto de 2009

LONDRES: TRANSPORTE DE PASSAGEIROS ASSEGURADO POR CARRO ELÉCTRICO SEM CONDUTOR



editado pela equipa da Casa dos Bits
quarta-feira, 12 Agosto 2009


Transporte de passageiros assegurado por carro sem condutor


Um novo veículo eléctrico, que dispensa o condutor graças a um computador e a um sistema de navegação integrado, vai começar a transportar passageiros no aeroporto de Heathrow, em Londres, dentro de apenas alguns meses.
Advanced Transport Systems Ltd. - www.atsltd.co.uk
O maior aeroporto da cidade de Londres (Inglaterra) foi o local escolhido para a estreia do carro eléctrico sem motorista, onde este irá efectuar o transporte de passageiros e as suas bagagens entre o parque de estacionamento e os terminais, prevendo-se que venha a servir meio milhão de passageiros por ano.
Com quatro rodas e seis lugares, atinge os 40 quilómetros por hora, garantiu a empresa que construiu o veículo, a Advanced Transport Systems.
O carro é conduzido por um sistema electrónico de direcção e desloca-se pela pista graças a um mapa com uma rota predeterminada, explicou o Martin Lowson, um professor da Universidade de Bristol, que liderou o projecto desde o seu início, em 1995.
Entre as vantagens reconhecidas ao veículo, este responsável destaca o facto de nunca precisar de parar e os benefícios ambientais de funcionar a electricidade, dispensando a gasolina.
Apesar da poupança no combustível, este tipo de alternativa também tem os seus custos, o funcionamento do sistema exige investimento em "infra-estrutura, no sistema de controlo e nos próprios veículos", explica a mesma fonte, o que faz com que cada quilómetro de pista coberto pelo serviço signifique um investimento de cerca de 5 milhões de euros.
No site da Advanced Transport Systems são disponibilizadas imagens e vídeos do projecto, em http://www.atsltd.co.uk/.
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Pois, enquanto em Londres se avança para soluções inovadoras, que tendem a combater os efeitos nefastos dos pópós tradicionais tanto em termos ambientais como de sobrelotação rodoviária, nós por cá ainda discutimos se transformar a cidade, introduzindo as alterações rodoviárias necessárias, de molde a humanizá-la e a devolvê-la aos peões, é um bem ou um atentado á liberdade...
Sejamos sérios e comecemos a pensar pôr o automóvel á sombra, senão arranjamos um grande sarilho ambiental, aí arranjamos sim senhor!!!
Luís Marques da Silva, arq

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