terça-feira, 11 de agosto de 2009

ANTIGA FÀBRICA DÁ LUGAR A NOVO PARQUE HABITACIONAL


Ontem in "JN"

Mais de 300 habitações deverão nascer na área actualmente ocupada pelos edifícios da antiga Fábrica Simões, em Benfica, Lisboa um espaço degradado que há quase 30 anos aguarda intervenção.
Depois de anos de sucessivas alterações no projecto, e 14 anos após o violento incêndio que destruiu a ala norte do edifício principal da unidade fabril, a TDF - Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliários (dono da obra) e a autarquia chegaram a acordo sobre a "Villa Simões", loteamento a construir nos terrenos abandonados entre a Avenida Gomes Pereira e a Estrada de Benfica.
A manutenção da fachada do edifício principal da fábrica dos anos 20 ficou garantida, assim como a reserva de um corredor para que no futuro, se o aumento de tráfego o justificar, possa ser construído um túnel rodoviário a partir da Rua Morais Sarmento, passando por baixo dos edifícios da Junta de Freguesia e terminando perto do Centro Comercial Fonte Nova.
Segundo o processo em consulta pública, esta foi uma das condições impostas pela Divisão de Mobilidade e Rede Viária da autarquia para viabilizar o projecto.
"A conclusão da CRIL, com os nós das Portas de Benfica e Damaia, poderá representar uma sobrecarga excessiva na Estrada de Benfica", considerou a Divisão de Mobilidade.
A Fábrica Simões - indústria têxtil e de confecções - instalou-se em Benfica em 1913, numa zona antigamente composta por arrabaldes de quintas e hortas, e chegou a ter mais de 1000 operários.

Sem comentários: