quarta-feira, 8 de julho de 2009

LISBOA NÃO TEM PLANO PARA REDUZIR O EXCESSO DE RUÍDO, ACUSA HELENA ROSETA

In Público (8/7/2009)
Ana Henriques
«Já não há tempo para agir no actual mandato, admite vereador José Sá Fernandes, que dá razão a Roseta
O facto de a Câmara de Lisboa não ter um plano para reduzir o ruído na cidade foi ontem criticado pela vereadora Helena Roseta, do movimento Cidadãos por Lisboa. A autarca falava numa conferência de imprensa onde apresentou os resultados de um inquérito destinado a apurar o que pensam os lisboetas dos seus planos para repovoar a cidade com novos habitantes. Depois de receber as respostas, Helena Roseta ficou a saber que há quem desista de morar na cidade por causa do excesso de barulho. Foi o caso de um grupo de jovens que foi morar para a Rua das Janelas Verdes, e que não aguentou a movida gerada pelos bares da zona de Santos. As queixas de poluição sonora estendem-se ainda ao tráfego e até aos televisores do metropolitano. "O vereador Sá Fernandes [responsável pelo pelouro] anda há dois meses a apresentar o mapa de ruído da cidade, mas ainda não tem um plano de acção" para o combater, criticou. Sá Fernandes admite que a sua colega de executivo tem razão, mas diz que já não há tempo para pôr em prática neste mandato medidas de minimização do ruído. A este respeito Roseta levantou ainda outra questão:
o facto de as medições feitas pelos fiscais camarários ficarem, por vezes, muito aquém do impacto sentido pelos queixosos. "Há que levar a cabo um controle interno para saber se o seu trabalho está a ser feito como deve ser ou se existe facilitismo", disse.
A limpeza da cidade - também um pelouro de Sá Fernandes - foi outro aspecto focado por várias das pessoas que responderam ao questionário da vereadora, deixado nas caixas de correio e no site da autarquia. "As ruas são uma miséria de sujidade", queixa-se um munícipe. "Acabem com a porcaria dos cães nas ruas", pede outro.
Roseta diz que é uma questão de auto-estima: "As pessoas querem voltar a gostar de Lisboa".»

Sem comentários: