quarta-feira, 8 de julho de 2009

ESTUDO DEFENDE NOVAS REGRAS PARA CONSTRUÇÃO DE ROTUNDAS

As rotundas em Portugal vão ter de obedecer a normas de construção para garantir maior segurança, de acordo com um projecto normativo mandado elaborar pelas Estradas de Portugal, que se encontra em consulta pública.O documento-síntese sobre "Dimensionamento de Rotundas" pode ser consultado até final de Agosto e foi realizado por investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).Dimensão que tenha em conta o nível de tráfego e a tipologia dos veículos e ilhas centrais sem elementos rígidos (como estátuas) e com curvatura suficiente para impedir o atravessamento a direito são algumas das regras propostas."As rotundas vão nascendo em Portugal por vezes em locais inadequados. O mais relevante que sentimos na pele é que as soluções não são capazes de dar resposta ao nível de procura", disse ontem à Lusa Ana Bastos, autora principal do manual.A docente da FCTUC alerta que "até podem estar muito bonitinhas, mas geram enormes filas de trânsito" e não salvaguardam os níveis de visibilidade necessários à segurança rodoviária."O traçado de aproximação é um dos aspectos em que mais se erra em Portugal. Às vezes, as velocidades de aproximação são extremamente elevadas, não há tempo para o condutor alterar o comportamento e dá-se a invasão da ilha central", sublinha.A geometria de saída da rotunda é também um aspecto a valorizar, devendo ter "capacidade muito superior" de circulação relativamente à entrada."Por vezes, deparamo-nos com estacionamentos ilegais e saídas muito estreitas, que bloqueiam a rotunda", referiu, alertando que rotundas demasiado grandes "influenciam a adopção de velocidades mais elevadas e a ocorrência de acidentes".Outro dos erros de construção tem a ver com a deflexão, com a curvatura mínima que o condutor deve fazer, de forma a impedir o atravessamento a direito.
in "Jornal de Notícias"

Sem comentários: