segunda-feira, 13 de julho de 2009

COMERCIANTES DA BAIXA ENTREGAM PETIÇÃO CONTRA CORTES NO TRÂNSITO

in "Jornal de Notícias"
2009-07-10
«Os comerciantes da Baixa de Lisboa entregaram ontem um abaixo-assinado na Câmara, dirigido ao presidente, onde criticam a diminuição da afluência de pessoas e o aumento do ruído e poluição provocados pelas modificações de trânsito levadas a cabo na zona.O aumento da poluição, barulho e confusão provocados pelas modificações de trânsito entre Santos e Santa Apolónia e entre o Terreiro do Paço e o Cais do Sodré, onde apenas circulam transportes públicos, tem, segundo os comerciantes, afastado "cada vez mais" as pessoas. "Há uma quebra de vendas drástica", em todos os sectores, garantem.Os 32 subscritores, que representam cerca de 80% dos comerciantes e empresários das ruas do Arsenal e Bernardino Costa, pretendem apelar ao "bom senso" do presidente e exigem que a autarquia reponha a circulação da Ribeira das Naus e restantes ruas afectadas nos moldes em que estava antes das obras na zona, consideradas "absurdas"."Tem sido um sufoco financeiro, já não há qualidade de vida nesta zona e a culpa é da Câmara", disse à Lusa Manuel Gonçalves, de 57 anos, revelando que até já ocorreram alguns despedimentos. Os subscritores pedem uma solução urgente. Caso contrário, afirmam, "António Costa ficará na história como o coveiro que matou as pessoas e o comércio" da zona. Questionado ontem, à margem do almoço com empresários, o autarca remeteu-se ao silêncio, alegando desconhecer a existência do abaixo-assinado.»
.
Continuarão certas pessoas a pensar, que o facto de se levar o "pópó" até á porta dos estabelecimentos comerciais, cria alguma mais valia económica económica para o comércio?
É que, se o problema aqui levantado pelos comerciantes, fôr o excessivo tempo do desenrolar das obras na Baixa e já lá vão para cima de 11 anos, com as inerentes consequências nefastas para todos, que daí advêm, então estamos todos de acordo.
Se o problema passa por repôr os automóveis a circular no seu centro então, vou ali e já venho com a ideia...
A Baixa deverá ser recolocada para uso das pessoas e não dos automóveis. Com isso todos temos a ganhar, até e muito, o comércio...
Luis Marques da silva, arq

Sem comentários: