segunda-feira, 25 de maio de 2009

HELENA ROSETA RESPONDE ( E MUITO BEM ), NO JORNAL DOS ARQUITECTOS









in "JA"

Os que esperam respostas de acordo com o politica e interesseiramente correcto, ficaram esclarecidos nesta entrevista brilhante de Helena Roseta!
O seu pensamento lúcido, a livre expressão, os reais valores sociais e urbanísticos, a actualidade económica, o conhecimento dos objectivos e as medidas a implementar – nada escondeu.
Transmitindo de forma simples e perceptível ao comum dos Lisboetas, deu voz a todos aqueles que se opõem à forma antidemocrática como são conduzidas algumas intervenções urbanísticas e na arquitectura da cidade.
Fundamental, esclareceu preto no branco como deve ser entendida a PARTICIPAÇÃO PÚBLICA, retirando-lhe a conotação que algumas elites, ainda actualmente protegidas, lhe querem conotar, de inadequado “referendo”!
Isto assim já parece uma sociedade livre, democrática e que quer queiram quer não, é participativa.
Temos de entender como o "canto do cisne" algumas dilações que por aí ainda pululam, no sentido retrógrado do “conhecimento iluminado” de alguns, que apenas vivem a perspectiva da sua cadeira, que é a sua “visão”:
Esses não vivem o dia a dia do povo real, na nossa cidade.
Helena Roseta é humanista. Percebeu a fase actual do povo, nesta nossa sociedade; entendeu a mais valia da participação que todos lhes podemos dar, seja na comunicação social, seja pessoalmente, seja pela forma mais actual de transmitir o sentimento que cada um de nós tem no viver da cidade:
Seja pela Internet, seja pelos blogs colectivos ou individuais - A participação sentida de cada um nunca pode ser entendida como “falta de educação do povo”.
Esta Helena Roseta é uma referência.
.
F. Ferreira, arq
Luís Marques da Silva, arq
.
ps: É uma pena não se encontrar acessível http://www.jornalarquitectos.pt/



1 comentário:

João Alexandre disse...

Excelente entervista! Agradeço o esforço da posta!

Mas há um jpg que não amplia e alguma baralhação na ordem!

João