quinta-feira, 9 de abril de 2009

TEATRO SALVADOR MARQUES EM ALHANDRA, VAI SER TRANSFORMADO EM BIBLIOTECA


Sociedade
8 Mar 2009, 14:41h
Teatro Salvador Marques em Alhandra vai ser transformado em Biblioteca

O Teatro Salvador Marques, em Alhandra, será recuperado e transformado numa biblioteca. A garantia foi dada a O MIRANTE pela presidente da Câmara de Vila Franca de Xira. Maria da Luz Rosinha afirma que não existe ainda um projecto, mas prevê que as obras no edifício se iniciem durante o próximo ano.
A edil Vilafranquense falou da possibilidade de ali instalar uma biblioteca quando questionada pelo nosso jornal sobre a situação dos milhares de livros que estão na Sociedade Euterpe Alhandrense e no Alhandra Sporting Club.
Actualmente encontram-se mais de dois mil livros numa sala da Euterpe e algumas centenas metidos em caixotes na sede do Alhandra Sporting Club, em ambos os casos com acesso restritos aos sócios.
Maria da Luz Rosinha diz ter conhecimento das condições em que os livros se encontram, admitindo que, até agora, não houve nenhum contacto com os responsáveis das duas colectividades. Defende que faz todo o sentido a passagem do vasto acervo de livros para a futura biblioteca, desde que os proprietários estejam interessados, sendo também uma forma de garantir a sua preservação.
O presidente da Euterpe Alhandrense desconhecia a vontade política de criar uma biblioteca no Teatro Salvador Marques, mas a concretizar-se considera uma “excelente medida” e vai até mais longe. “ Há a necessidade de se criar um espaço cultural dada a tradição e o potencial musical existente em Alhandra”, refere Jorge Zacarias.
O responsável refere que os livros são das colectividades para servirem os sócios. No dia em que houver uma biblioteca pública em Alhandra, as entidades estão abertas a transferência, desde que o seu património seja salvaguardado e também haja interesse por parte dos técnicos da câmara.
Jorge Zacarias revela que há mais de vinte anos que não se investe nem se actualiza nenhuma das duas bibliotecas e destaca a importância do espólio armazenado em “depósitos”. “São livros com importância do ponto de vista literário e histórico para todos os Alhandrenses”, afirma.
O presidente do Alhandra Sporting Club também desconhecia o desejo da autarquia em criar uma nova biblioteca, para onde os livros da colectividade podem ir no futuro. Rui Macieira concorda com a ideia e afirma a total disponibilidade do clube, para em conjunto com a câmara de Vila Franca de Xira, proceder à mudança das “centenas de livros guardados em caixas a ganharem pó”, refere.
A construção da futura biblioteca também tem a aprovação por parte do presidente da Junta de Freguesia de Alhandra que defende a manutenção da traça original do Teatro Salvador Marques. Jorge Ferreira afirma que seria muito “bem-vindo concentrar aí os livros das duas colectividades”.
Em Fevereiro de 2007 os sócios da Euterpe Alhandrense legitimaram a reversão do Teatro Salvador Marques a favor da autarquia de Vila Franca de Xira, depois de gastar 50 mil euros em projectos para a recuperação de um espaço histórico.
Em Março de 2008 O MIRANTE contactou a câmara,para saber o que estava previsto para o edifício e na altura a autarquia informou que ainda não tinha decidido o destino a dar ao espaço.

in "O Mirante" de 9-4-2009

5 comentários:

Arq. Luís Marques da silva disse...

Ennviado para o jornal "O Mirante" em 9 de Abril de 2009
Caros senhores, como tetraneto de João Salvador Marques, é com alguma esperança e alegria que encaro a situação agora equacionada e que é, sem sombra para qualquer tipo de dúvida, bem melhor que a destruição pura e simples daquele espaço cénico, para dar lugar a um moderno e especulativo empreendimento imobiliáro.
Nos dias que correm, a decisão política por uma opção destas é, no minimo interessante e de louvar, se bem que ainda não se descurtinaram quais as verdadeiras causas, desta mudança de discurso, por parte da edilidade Vila Franquense:
A ver vamos se tudo não passará de calendário político adaptado ao ano electivo que decorre.
De qualquer, forma a transformação a ser estudada e, posteriormente implementada, parece-me que deverá sempre contemplar uma vertente multidisciplinar, tendo sempre subjacente uma base cultural.
A ideia seria a de criar um local, onde se poderia fácilmente interagir nas várias formas das "belas artes". Esta ideia, requer tão sómente a adaptação do TSM a Centro Cultural, sem descaracterização do edifício, com a reposição inclusivé e na medida do possível, do mobiliário entretanto "furtado" e onde seria possível continuar a fazer teatro, cinema, conferências, exposições de pintura e de escultura (e aqui fica a promessa que para a inauguração seriam disponibilizadas, para mostra temporária,algumas das obras de pintura de Mestre Luiz Salvador J.or, de Mário Salvador e algumas peças particulares pertencentes ao grande actor Eugénio Salvador, os três irmãos emtre si e netos de João Salvador Marques).
É uma hipótese que julgo poder merecer, por parte dos Alhandrenses, algum interesse pois iria dotar essa martirizada terra de uma infraestrutura apetecível e, sobretudo, necessária.
Um abraço amigo deste descendente de Alhandra
Luís Salvador Marques da Silva

Carlos Veiga disse...

Fico muito contente por esta notícia!!! Já não era sem tempo! Esperemos que seja célere ...
Mais que justo!
:)

com senso disse...

Os meus avós viveram muitos anos em Alhandra, na Rua Comendador João Maria da Costa e portanto perto do Teatro Salvador Marques e da Sociedade Euterpe Alhandrense.
Fico por isso pessoalmente muito contente com esta notícia, que desejo muito sinceramente não seja apenas uma manifestação de intenções que após as eleições fique vergada a outras soluções mais "pragmáticas".

Arq. Luís Marques da silva disse...

Pois é meus amigos, mas neste país e com os nossos políticos, aquilo que hoje é verdade, amanhã já não é.
Também espero que não seja mais um "bluff"...

Lesma Morta disse...

Fico satisfeito por ti e pela cidade que, num rasgo de raro iluminismo, se lembrou de recuperar a velha sala de espectáculos. Espero também que com essa noticia não surja o nome de biblioteca "um politico qualquer" a que há que agradar e saibam mantenham o nome de Salvador Marques.

Abraços

Jorge