sexta-feira, 24 de abril de 2009

PRAÇA DO TERREIRO DO PAÇO - ARBORIZAR SEM ARABESCOS NEM PELINTRICES





A primeira função das praças não é servirem para fazer postais, para mostrar monumentalidade. Servem fundamentalmente para a utilização colectiva pelas pessoas. São para as pessoas. Devem ser local de encontro e devem favorecer principalmente esse aspecto; de convívio colectivo; de ajuntamento em dias especiais para actividades que são o reflexo da nossa cultura, da nossa civilidade; e também local de mero passeio e encontro casuístico.
.
Espero que esta nova tentativa de dar alma à nossa praça - a principal do país - não fique pela proposta, mas também que não venha com complexidades mirabolantes só para fazer postais “bonitos”:
Que dê a possibilidade ao povo de a frequentar; que crie condições para isso e seja simples como a forma geométrica que a define.
E não vejo melhor proposta que a da arborização envolvente, do tipo da que já lá esteve no início do séc. XX, e liberta de alguma forma o núcleo central, para concentrações à sua escala.
Assim, não estragam muito dinheiro e motivam a sua frequência, dão-lhe vida com grande simplicidade, dão-lhe a alma que lhe roubaram.
.
Os nossos vizinhos Espanhóis fazem uma enorme utilização da praça, com muito mais convívio, com mais cultura. Têm muitas: não é por acaso.
.
Quase todas elas têm árvores e não perdem a escala, nem a monumentalidade: propiciam a comunhão humana desses espaços, dão-lhe carácter e a capacidade de utilização nos termos para que são construídas.
.
A intervenção deve ser muito simples. O que tem que ser conseguido é a motivação e a fruição da praça pelas pessoas.
Coloquem-lhe árvores, com conta peso e medida, e as pessoas vão utilizá-la como a melhor sala de estar do país.
O local em si merece-o e as pessoas também.
Não são precisos arabescos nem outras pelintrices.
.
Ferreira arq.
in "Forum Sociedade Civil"

2 comentários:

com senso disse...

Concordo com este texto, e particularmente com o título dado ao Post.

Penso que a colocação de Árvores no Terreiro do Paço a tornaria mais "humanizada" e, dependendo da forma como isso for feito, simultâneamente mais bela!

O Terreiro do Paço é o nosso cartão de visita e um arranjo que seja feito não poderá deixar de levar em conta que, de nenhum dos seus ângulos, a colocação de novos "objectos" visuais deverá ser perturbadora da visão da sua monumentalidade.

com senso disse...

Ontem, ao passar pelo Terreiro do Paço, vi perto do cais das Colunas um conjunto de pequenas árvores colocadas dentro de uns objectos plásticos muito coloridos.

Não sei bem o que irão fazer com aquilo, que parece mais susceptivel de ir decorar uma feira popular do que um espaço com a dignidade do Terreiro do Paço!