sexta-feira, 6 de março de 2009

PORTUGUESES E ESPANHÓIS COM NOVOS HÁBITOS AO VOLANTE


Há uma tendência geral para diminuição da quilometragem percorrida. E as despesas com o transporte na Península Ibérica estão abaixo da média europeia
Num contexto europeu, em que a evolução das despesas de transporte são bastante impulsionadas pelo aumento do preço dos combustíveis, os automobilistas sentem cada vez mais a necessidade de procurar novas formas de mobilidade. Segundo o estudo automóvel do Observador Cetelem, as despesas familiares com o transporte, estão a subir em toda a Europa. No entanto, as despesas dos cidadãos da Península Ibérica em transporte, ficam abaixo da média, quando comparadas com os restantes países europeus. Em contraste, o Luxemburgo, é o país onde se regista o maior peso que estas despesas assumem nos orçamentos familiares.
Em termos percentuais, a utilização dos transportes públicos, oscila globalmente entre 15% e 18%, porém, em Portugal e Espanha, os números atingem, respectivamente, 25% e 30% das deslocações quotidianas. Já a percentagem de deslocações a pé e de bicicleta, anunciada no estudo do Observador Cetelem, não revela ainda uma tendência europeia e depende muito do contexto e hábitos locais de cada país.
Em termos da quilometragem anual média dos automóveis particulares observa-se uma tendência geral para a diminuição da quilometragem anual percorrida. As escolhas dos comportamentos de mobilidade e do modo de deslocação são determinadas pelos preços. Em geral, os automobilistas diminuem as distâncias percorridas quando o preço do combustível aumenta. A cada aceleração da subida da cotação do petróleo, os quilómetros percorridos diminuem mais rapidamente, como em 2000 e em 2002. Esta diminuição das quilometragens mostra que o comportamento automóvel se ajusta aos preços, de modo a que a despesa consagrada às deslocações não aumente. Apenas Portugal e Espanha, em fase de recuperação no que diz respeito aos níveis de equipamento automóvel, revelam uma tendência inversa.
O estudo automóvel do Observador Cetelem foi desenvolvido a partir de análises económicas, técnicas e previsões, realizadas entre Julho e Setembro de 2008 em colaboração com o instituto de estudos e consultadoria BIPE (www.bipe.com) que se baseia na sua longa experiência no domínio automóvel, designadamente através dos seus Clubes Automóveis de conjuntura e missões de marketing e de prospecção que efectua à escala internacional a pedido dos construtores, fornecedores de equipamentos e agentes do comércio automóvel. Quanto aos inquéritos a consumidores e às entrevistas com especialistas profissionais do universo automóvel foram realizadas pela Anacom (www.anacom.fr), sociedade de estudos qualitativos e quantitativos.
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Sentido das Letras / Copyright 2008 - 3/5/2009 7:59 PM

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