terça-feira, 10 de março de 2009

MELHORES CIENTISTAS DO MUNDO ESTÃO NO PORTO


by Mónika
segunda-feira, 09 Março 2009
Obstetras, professores e investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), João Bernardes e Diogo Ayres de Campos foram considerados, respectivamente, o primeiro e o terceiro melhores investigadores do Mundo na área da cardiotocografia (monitorização da frequência cardíaca do feto e das contracções uterinas da grávida).
Na origem da distinção da comunidade científica online BioMedExperts está um programa informático com grande utilidade para a obstetrícia, desenvolvido pelos dois especialistas portugueses em conjunto com o INEB – Instituto Nacional de Engenharia Biomédica, conta o espaço noticioso do site da Universidade do Porto.
Trata-se do OmniView-SisPorto, que faz a leitura dos sinais provenientes do feto e identifica situações ligadas à baixa oxigenação. O sistema emite ainda alertas automáticos, que permitem monitorizar constantemente os bebés e dar conhecimento aos profissionais de saúde sempre que surgem alterações.
O projecto é, por si só, um vencedor. Prova disso é o facto de a empresa portuguesa Speculum assegurar já a distribuição do programa em unidades de saúde da Holanda, Dinamarca, Reino Unido, Suiça e Dinamarca.
Investigadores do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FMUP e do INEB, João Bernardes e Diogo Ayres já assinaram artigos em reputadas revistas científicas e internacionais. Esta distinção é mais uma, que vem juntar-se aos mais de dez prémios que os cientistas lusos já receberam juntos.
[REPLACE]
General search
Image search
News search
Encarta entries
in msn.pt

Sem comentários: