terça-feira, 25 de março de 2008

VIGÍLIA PASCAL...


Decorreu, no passado dia 22 de Março, a Vigília Pascal, na Sé Catedral de Lisboa, tendo presidido a tão solene acto, Sua Eminência, o Sr. Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo.
Como sempre, esta missa, a mais importante do calendário litúrgico católico, foi celebrada com o rigôr e a emotividade necessários, não deixando por isso, de ser um belíssimo momento de interiorização e de reflexão.
Cumpre-me assinalar que, da homilia proferida, surgiu como que uma mensagem renovada, onde se subentende uma posição diferente, do estado de apatia, em que a igreja se encontrava, como que, se envergonhada estivesse, perante o avanço cada vez maior da laicicidade imposta, subrepticiamente, á sociedade.
É que, se no período do pós 25 de Abril, a prudência e a recatez, eram uma forma correcta de agir, face aos excessos revolucionários, hoje a mesma postura, pode vir a tornar-se perigosa, dado que o ataque cerrado á instituição e aos seus fundamentos, parte de sectores que, sob a capa da democracia e da liberdade, desacreditam a Igreja e a sua doutrina.
Devemos por isso pensar que, a Igreja só tem razão de ser e de existir, enquanto fôr de facto, a voz de Jesus e para isso, não pode ser, nem acomodada nem ultrapassada!

Sem comentários: