quinta-feira, 11 de novembro de 2010

ORDEM DOS ARQUITECTOS: VOTAÇÂO PARA A PRÓXIMA DIRECÇÃO

Carta aos candidatos pela Lista B
.
Para além da vossa opção programática, com a qual genericamente concordo, o meu apoio á vossa lista deve-se também á minha disconcordância com posições públicas, assumidas pela actual direcção, relativas a aspectos que considero fundamentais e estruturantes.
.
A OA deve ser um organismo que pugne pelo respeito da democrática e livre opinião dos seus associados; deve ser um organismo que intervenha activamente na defesa do património construído, da cidade e das suas memórias. A ideia de recuperar e de restituir a cidade, assim intervencionada, aos cidadãos, em todas as suas vertentes, deve ser uma das prioridades do discurso público da Ordem.
.
Ora, em minha opinião, tal não tem acontecido; a OA tem-se situado ao lado de ideias e interesses, cujo objectivo não é a defesa do interesse da classe, nem da cidade mas de, tão-somente, interesses menos clarividentes, colados a politicas ou a particulares:
Aconteceu com a inexplicável defesa, por parte da OA, da construçaõ do novo Museu Nacional dos Coches; aconteceu com igual estranheza, na defesa da construção de um edifício particular, no Largo do Rato *.
Acontece todos os dias, quando não se fala, se omite e não se contraria, a destruição, a que quotidianamente assistimos, do património construído, em muitas cidades de Portugal, nomeadamente em Lisboa...
.
O assunto, não se esgota aqui. Mais haveria para referir mas, o que aqui deixo claro, é que acredito nesta lista, para mudar o sentido desta postura incorrecta; também, se tal não acontecer, cá estarei, como sempre estive, para apontar o dedo.
.
Luís Marques da Silva, arq
* Fui colaborador na feitura da petição “Salvem os Museus Nacionais dos Coches e de Arqueologia e o Monumento da Cordoaria Nacional” e mentor da petição “Salvem o largo do Rato”, esta última petição entregue na AR e que reuniu mais de 5000 assinaturas

2 comentários:

Anónimo disse...

Devia haver uma Lista que defendesse melhores condições de trabalho para os arquitecto por conta d'outrém. Uma Ordem que apelasse aos restantes 17 mil de membros e não uma Ordem controlada pelos patrões.

Ambas as listas são semelhantes. Em nada são diferentes. A Ordem dos Arquitectos devia defender os direitos de todos os trabalhadores que trabalham através de recibos verdes para outros arquitectos. Quem representa estas listas defende e vai manter esta prática vergonhosa no seio da nossa profissão. Portanto estas eleições não vão a levar a nada.

è vergonhoso que a Livraria da Ordem não tenha descontos de 50% aos membros da Ordem e tenha os livros de arquitectura mais caros de Lisboa, algo estranhamente peculiar na classe dos arquitectos.

Quero também registar mais uma prática anti-democrática que existe na Ordem e deve ser abolida - que é acabar com a restrição que que para votar é preciso ter as quotas em dia.

Queria também solicitar a todas as listas que defendessem e participassem de forma bastante marcante na comunicação social o Papel dos Arquitectos na Sociedade Civil. A actual administração nada fez para isso.

Mais tarde ou mais cedo o tempo dos Patrões vai acabar na Ordem dos Arquitectos. Um dia vai aparece um Marinho Pinto que vai acabar de vez com as mordomias de poucos numa Ordem de milhares de escravos.

Anónimo disse...

Eu voto branco. E espero que haja uma lista nacional de arquitectos a recibo verde se candidate contra as duas listas no futuro.