quarta-feira, 1 de setembro de 2010

OPINIÃO DE...


O mar avança implacável na costa desprotegida
00h30m

01 Setembro 2010
in "JN"

As barragens que o Governo pretende ver construídas deverão agravar ainda mais o problema da erosão da costa portuguesa, na medida em que retêm os sedimentos
A costa portuguesa está em sério risco. Todos o sabemos. E quase todos agimos como se nada estivesse a acontecer. O trabalho que o "Jornal de Notícias" publicou ao longo de mais de 40 dias não podia ser mais elucidativo. O problema não se circunscreve a uma região, é transversal, de Caminha a Vila Real de Santo António.
E, embora se reconheça que a situação mudou alguma coisa nos últimos anos, devido a uma maior vigilância e censura social, continua a haver tentativas de persistir no erro. Alveirinho Dias, professor da Universidade do Algarve, dizia, ao JN, que o fundamental para preservar o futuro é aprender com os erros do passado. Nem todos, enfim, aprendem. Há poucos anos, em plena Área de Paisagem Protegida do Litoral de Esposende, agora designada Parque Natural do Litoral Norte, a promoção de um empreendimento de luxo, na fustigada praia de Pedrinhas, convidava: more com o mar a seus pés. Não podiam ser mais reais. E os exemplo repetem-se.
O próprio Estado tem contribuído e continua a favorecer o agravamento do problema: todos os anos injecta milhões de euros em obras que nada resolvem, muitas vezes apenas pioram a situação. Também o Programa Nacional de Barragens - prevê a construção de 10 novos empreendimentos - , para além das dúvidas que subsistem em relação à sua necessidade em termos de produção de energia, virá com certeza agravar mais o problema. As barragens, como se sabe, retêm a areia, não a deixando chegar ao mar. Podem argumentar: a energia hídrica é verde (algo controverso), por isso as barragens ajudam a combater as alterações climáticas. Essas mesmas alterações climáticas que, com a subida do nível do mar, tanto têm ajudado ao encolher da costa portuguesa.
.
notícia completa em:
.
Num artigo meu, publicado há um ano e a propósito da erosão na Costa de Caparica e do disparate que é, a contínua colocação de areia, da forma que está a ser feita, já tinha alertado para o problema da retenção dos inertes, por culpa das barragens, fonte principal de alimentação das areias das praias. Aqui fica um artigo, que considero muito bom, ácerca do assunto...

Sem comentários: