sexta-feira, 16 de julho de 2010

CASTELO DE ANDRADA, O BERÇO DOS FREIRE DE ANDRADE

Sua origem remontaria à Galiza, numa família cujo solar – a vila de Andrada – ficava entre Pontedeume, Ferrol e Vilalba, de cujas vilas o rei D. Henrique II fez mercê a seu privado Fernão Peres de Andrade, descendente de Bermudo Peres de Traba Freire de Andrada, que provinha dos antigos condes de Traba e Trastâmara.
Os Andrades – ou Andradas – ligaram-se por diversas vezes aos Freires, razão por que os dois apelidos passaram a considerar-se indissociáveis, usando uns Andrade Freire, outros Freire de Andrade. Subsistiram também isoladamente.

Castelo Medieval de Andrade em Narahio, Ferrolterra
A fins do Século XII, começou a tomar importância uma família originária de Andrade de cujas vilas o rei D. Henrique II fez mercê a seu privado Fernán Pérez de Andrade, descendente de Bermudo Peres de Traba Freire de Andrada, que provinha dos antigos condes de Traba e Trastámara. Esta família chegaria a dominar as terras de Ferrol, Pontedeume, Betanços e Vilalba.
Actualmente, as propriedades que pertenceram aos Condes de Andrade e Vilalba, fazem parte das muitas outras posses da Casa de Alba.
A esta família pertenceram alguns personagens importantes da história da Galiza, como:
Fernán Pérez de Andrade, o Bom
Nuno Freire de Andrade, o Mau
in Wikipédia

Sem comentários: