quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

PORTO: MOVIMENTO PARA TRAVAR "DESTRUIÇÃO" DO MERCADO DO BOM SUCESSO


Apelo ao Igespar e à ministra da Cultura
Movimento pede intervenção para travar “destruição” do mercado do Bom Sucesso
15.02.2010 - 13:35
Por Lusa
O movimento “Mercado do Bom Sucesso Vivo” pediu hoje a intervenção do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (Igespar) e da ministra da Cultura no processo de reabilitação do edifício, para “impedir sua a destruição”.
O movimento defende que o projecto aprovado "altera profundamente" o edifício (Paulo Pimenta)
“Pedimos a intervenção da ministra da Cultura e do Igespar, que deve pronunciar-se o mais rapidamente possível sobre o projecto, que altera profundamente um edifício histórico”, explicou à Lusa Paula Sequeiros, que integra o movimento cívico de defesa do mercado.
Os responsáveis contestam a intervenção prevista pela empresa Eusébios, que venceu o concurso público aberto pela Câmara Municipal do Porto para a reabilitação do mercado, e consideram que só a tutela pode travar o processo. “Pedimos a intervenção directa da ministra da Cultura no sentido de proceder à paralisação de todo o processo, accionando com urgência o mecanismo legal de classificação patrimonial que por fim impedirá o crime da destruição do Mercado do Bom Sucesso”, escreve o movimento.
Os responsáveis consideram que “o silêncio do Igespar face a todo este processo” revela “uma visão distorcida do que significa realmente a reabilitação de um edifício com características arquitectónicas tão peculiares e falta de responsabilidade cívica pela aprovação do anteprojecto com o seu aval enquanto júri do concurso”. As críticas do movimento têm por base afirmações da arquitecta responsável pelo projecto de reabilitação e algumas imagens divulgadas que, de acordo com Paula Sequeiros, mostram que se “vai alterar profundamente a estrutura do edifício”. Mesmo assim, Paula Sequeiros desafia a empresa Eusébios a divulgar publicamente a proposta, publicando “integralmente os projectos de execução”, já que só assim “a cidade poderá ficar informada do que realmente se está a passar”.
Também o futuro dos comerciantes do mercado preocupa o movimento, que pede à Eusébios que informe os vendedores “relativamente à sua situação”. A escritura que formaliza a concessão do Mercado do Bom Sucesso, no Porto, à Eusébios, dando luz verde à remodelação do espaço e à construção de um hotel “low-cost”, deve ser assinada com a autarquia na primeira semana de Março, disse à Lusa fonte da empresa bracarense, no início deste mês. O processo deverá, depois, seguir a tramitação normal até ao licenciamento (apresentação do projecto de arquitectura e dos projectos de especialidade e respectiva aprovação), mas a empresa não avança, para já, com prazos relativamente ao início da obra que vai reabilitar o mercado. A proposta que venceu o concurso público aponta a construção de um hotel “low cost”, de uma área de escritórios, 44 bancas de produtos “gourmet” e 23 lojas, numa empreitada que se deve prolongar por 27 meses.
in "P"

1 comentário:

César Patrício disse...

Não sou da opinião que se deve de fazer uma petição por tudo e por nada, mas acho que aqui está um bom motivo para iniciar uma petição contra a destruiçao do mercado do bom sucesso, seria coerente e positiva uma intrevenção da sociedade sobre este assunto. Um país não será nada se a sociedade não se manifestar e avaliar.