terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

NOTA SOBRE A CONJUNTURA A ECONOMIA DO CARBONO


- 02.02.2010

Na cimeira de Copenhague, houve países a falar sobre a imposição de taxas sobre as importações de bens com carbono intensivo, e que ultrapassam os direitos de emissão de carbono
Nos E.U.A, o Clean Energy and Security Act, aprovado pela Câmara dos Deputados em 2009, apresentou cláusulas sobre taxas de carbono. A legislação permite impor direitos aduaneiros sobre importações como aço, cimento, vidro e papel, oriundos de países que não tomaram medidas para diminuir as emissões. A administração de Obama procura estimular a “economia verde”.
A Assembleia Nacional Francesa e o Senado, em Outubro e Novembro passados, criaram um imposto sobre as emissões de dióxido de carbono a partir de 2010. O governo francês irá aplicar um imposto de 17 euros (25 dólares) por tonelada de dióxido de carbono emitido a partir de 1 de janeiro de 2010. A França alegou que a União Europeia (UE) deve introduzir tarifas de carbono se a comunidade internacional não conseguisse chegar a um acordo em Copenhague. A França tem uma economia com baixo teor de carbono, sendo a maior parte de sua electricidade proveniente de centrais nucleares.

A Nova economia do carbono
Os países desenvolvidos estão a construir a nova ordem económica do carbono no século 21 mediante legislação pertinente, e políticas comerciais. Estão a ser criados processos para garantir a vantagem competitiva baseados no controlo do Carbono. O argumento principal é que se o mundo industrializado tem de aceitar metas para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, em seguida, Pequim e Nova Deli devem fazer o mesmo. Os trabalhadores do Ocidente não podem perder os seus empregos para a China e Índia, países que não estão a fazer cortes mensuráveis, e verificáveis na Green House Gas (GHG). Este movimento ocidental tem preocupado profundamente os países em desenvolvimento pois pode ser uma forma disfarçada de proteccionismo comercial.
Há três tipos de considerações a decidir acerca da imposição de taxas de carbono sobre produtos importados: 1. Criar mais empregos no mundo desenvolvido; 2. Defender as indústrias locais; 3. Recuperar a liderança na economia global.
As taxas de carbono
Crescem os avisos de taxar fortemente as importações com CO2 intensivo. Ao proteger o meio ambiente através de taxas, os países Ocidentais consideram que os outros não devem despejar produtos “tóxicos” em carbono nos nossos mercados. Americanos e Europeus tentaram criar sanções unilaterais em Copenhague, mas sem sucesso.
As taxas de carbono poderão prejudicar o esforço global para combater o caos climático, e ferir o comércio global. Muitos grupos de pressão ambientalistas, desde há muito reclamam a criação de um sistema global de emissões, com mercados. É uma ideia simples: cada Estado recebe licenças de emissão de CO2. Os que querem emitir mais, têm de comprar direitos de emissões de outros países que emitem menos CO2. Idealmente, os países mais pobres ganham dinheiro, e os países ricos têm um incentivo financeiro para reduzir o CO2. Mas o sistema só funciona se todos os Estados participarem - e Copenhague confirmou que isso não vai suceder. A China e a Índia pretendem obrigações mínimas na economia do carbono para dar vantagem competitiva às suas empresas.

Desequilíbrio Geopolítico
Copenhague mostrou ainda falta um equilíbrio Geopolítico. O presidente Nicolas Sarkozy apelou a taxas punitivas da UE sobre produtos com CO2 intensivo. Os franceses estão a trabalhar essas taxas em conjunto com a Alemanha e a examinar como impedir desvantagens para as empresas locais.
Organização Mundial do Comércio (OMC)
A OMC considera as taxas ecológicas como obstáculos ao comércio. Defende a igualdade de tratamento: Mercadorias iguais devem ser tratadas igualmente. É irrelevante se um computador portátil foi produzido em ambiente ecológico, mais oneroso na União Europeia ou menos ecológico e menos oneroso na China ou a Índia. Isto também se aplica a protecção do clima. Países como a Suécia, e a China e Índia criticaram a proposta de taxas de carbono por violarem as regras da OMC e o princípio de "responsabilidades comuns mas diferenciadas" estipulado no Quadro da ONU para a Convenção sobre Alterações Climáticas (UNFCCC)
Existe aqui uma janela de oportunidade com intervenções no sistema de comércio mundial para travar os países poluidores ou levá-los a negociar. Quando se trata de produtos especialmente nocivos para o ambiente, tais como aço, cimento, vidro e papel, é possível imaginar taxas. Isso significaria que as tarifas seriam reduzidas para os bens que são produzidos de forma ecológica. Países como a França e blocos como a União Europeia irão experimentar as suas próprias versões das taxas de carbono. Mas as eventuais sanções ambientais são contra os países emergentes.
A questão fundamental é sobre quais produtos querem os países desenvolvidos continuar a produzir no exterior, com baixo custo do trabalho, mas poluição ambiental mais elevada. A regulação entre o Norte e o Sul é o único caminho. E a única forma de evitar uma "Guerra do Carbono" no meio da Grande Recessão em que já se vive

Sem comentários: