terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

"CATÁSTROFE ANUNCIADA"

«Grande reportagem do jornalista Carlos Enes, com imagem de Rui Pereira e montagem de Vasco Crespo
.
Por: Redacção 09-02-2010 01: 12.Portugal vai sofrer um terramoto como o do Haiti, ou ainda pior. Só não se sabe é quando. Estudos oficiais prevêem a morte de dezenas de milhar de pessoas. A maioria poderia sobreviver, se o Estado adoptasse medidas preventivas. Saiba quais os prédios inseguros, as zonas em risco e o que fazer.
.
«Catástrofe Anunciada» é uma grande reportagem do jornalista Carlos Enes, com imagem de Rui Pereira e montagem de Vasco Crespo. Foi emitida esta segunda-feira, 8 de Fevereiro, a seguir ao Jornal Nacional, no Repórter TVI, mas poderá assisti-la no tvi24.pt.Veja a reportagem aqui.
.
Entre os participantes estão o professor Mário Lopes, do Instituto Superior Técnico, João Appleton, autor do projecto de reforço sísmico do Parlamento, Carlos Sousa Oliveira, presidente da sociedade portuguesa de engenharia sísmica, Ana Maria Viana-Baptista, geofísica, António Nogueira Leite, economista, e Miguel Telles Antunes, paleontólogo.
Se quiser poderá ver também o debate sobre o tema, que se seguiu à reportagem,, com o prof. Mário Lopes, da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica, e a engª Ema Coelho, chefe do núcleo de Engenharia Dinâmica de Estruturas do LNEC, aqui. »
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade-nacional/reporter-tvi-tvi-reportagem-sismo-terramoto-carlos-enes/1137795-4555.html
.
Excelente programa, com a colaboração dos melhores e mais entendidos peritos sobre reabilitação urbana e engenharia sísmica, que traçam de forma realista e para quem quiser entender, o panorama caótico do património edificado em Lisboa.
De uma vez por todas e enquanto ainda vai sendo tempo, deverão ser criados os devidos mecanismos de fiscalização efectiva, nos processos de obras novas e de reabilitação, devendo também ser traçado um plano, com carácter de urgência, no modo de intervenção no edificado existente e que apresente riscos de colapso.
Luis Marques da Silva

Sem comentários: