sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

AMPLIAÇÃO DO TCA

Exma Senhora Administradora do Porto de Lisboa
Engª Natércia CabralComo será do conhecimento de V.Exa.,
o Fórum Cidadania Lx tem sido opositor desde a primeira hora ao projecto de ampliação do terminal de contentores de Alcântara (TCA), muito antes, mesmo, da justa polémica jurídica à volta da prorrogação do contrato de exploração do mesmo com a Liscont, empresa contra a qual nada nos move, como é óbvio, sem prejuízo de em momento oportuno termos lançado uma petição, entregue a Sua Excelência, o Senhor Presidente da AR.
Somos contra esta ampliação não por sermos proprietários de restaurantes nas chamadas Docas, previsivelmente espoliados durante alguns anos por efeito das obras projectadas; ou por considerarmos que Lisboa não deva ter Porto, o que aliás seria impossível; mas tão somente porque pensamos não terem sido avaliadas as respectivas alternativas de localização de um terminal de contentores que abasteça a cidade e o país, de modo mais rápido e mais amigo do ambiente e, sobretudo, tendo como ponto de partida, não o facilistimo e o arrastar para futura geração a resolução definitiva do problema, mas sim a preservação da riqueza que representa para Lisboa haver um local chamado zona ribeirinha de Alcântara: sistema de vistas, edificado histórico, potencial turístico, etc.
Nesse sentido, e uma vez que existe uma nova Administração do Porto de Lisboa - a quem, desde já, desejamos as maiores felicidades -, vimos por este meio solicitar uma audiência a V.Exa. a fim de apresentarmos as nossas ideias acerca do TCA e de sermos esclarecidos quanto à visão que a nova Administração do Porto de Lisboa tem para a cidade, o estuário do Tejo e o país no séc. XXI.
Na expectativa, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos
Paulo Ferrero, Luís Serpa, António Branco de Almeida, Miguel Atanásio Carvalho, Carlos Matos, João Chambers e Jorge Pinto

Sem comentários: