quinta-feira, 5 de novembro de 2009

LISBOA: COSTA QUER TER PALAVRA NA GESTÃO DOS TRANSPORTES


Autarca defende que a Câmara deve ter peso na definição da rede
00h02m in "JN"

CRISTIANO PEREIRA

No primeiro dia do novo mandato, António Costa afirmou que a autarquia deve ter um papel relevante na definição da rede de transportes da capital e insistiu que mantém a porta aberta a Ruben de Carvalho.
Na primeira conferência de imprensa do mandato, António Costa insistiu na necessidade de autarquia ter peso na definição da rede de transportes da capital, que pode passar por "várias modalidades", desde a "participação na gestão" à "tutela" da Carris e do Metro. "Há muitas modalidades e estamos abertos a elas. Não podemos é estar fora", declarou.
O autarca sublinhou que, relativamente à Carris e ao Metro, Lisboa "não é um concelho igual aos outros". "É indiscutível que, relativamente à Carris e ao Metropolitano, 90 %, para não dizer 99 %, da sua actividade se centram num só concelho, que é o concelho de Lisboa. Nós não somos um concelho igual aos outros no que diz respeito à Carris e ao Metropolitano. É uma coisa que, aliás, os outros concelhos têm bem noção, só o Estado é que, aparentemente, não tem", sustentou.
Já relativamente ao vereador comunista Ruben de Carvalho, que recusou assumir funções executivas na autarquia lisboeta, António Costa lamentou a posição e frisou que "Lisboa tinha muito a ganhar em poder contar com o contributo, a competência, o saber, o conhecimento, a experiência adquirida do autarca comunista.
O presidente do novo Executivo municipal, que, anteontem, tomou posse, aproveitou para destacar que se sente "confortável" com a confiança que os lisboetas depositaram em si.
O autarca recordou, todavia, que os últimos dois anos não foram fáceis: "Tivemos meio mandato com uma situação financeira dificílima e uma maioria hostil na Assembleia Municipal", apontou. Todavia, Costa regozijou-se com "a apreciação positiva do trabalho que fizemos" por parte dos eleitores "que não só renovaram como reforçaram essa confiança".
António Costa divulgou que será brevemente aprovado um código de conduta do trabalhador camarário e que "de acordo com as normas emitidas pelo tribunal de contas" já tem em elaboração "um programa de prevenção da corrupção na Câmara".
O autarca lisboeta fez questão de frisar que o seu Executivo está debruçado na discussão de um modelo de reforma administrativa da cidade em diferentes dimensões como "a descentralização de competências do Estado para o município e do município para as freguesias". Ainda neste contexto, referiu que uma das suas apostas passa pela "transparência e promoção da participação dos cidadãos". "Somos a autarquia que até hoje foi mais longe no orçamento participativo", recordou.

Sem comentários: