segunda-feira, 19 de outubro de 2009

PORTO: CLUBE LITERÁRIO DO PORTO/ ORDEM ARQUITECTOS S R NORTE

Palestra: Ética, Moral e Deontologia Profissional





:: Dia 21 Quarta-feira
Audiório
21h30
.
Em contexto de crise económica profunda, as dificuldades surgidas no exercício das ‘profissões livres’, chegando, não raras vezes, a questionar a viabilidade destas como meio de sustento digno dos profissionais que as exercem, desafiam quotidianamente a solidez da base de valores e princípios fundamentais que as devem sustentar.
Nesta palestra, José Manuel Moreira, Professor Catedrático de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Aveiro, levar-nos-á ao (re)encontro com a Deontologia Profissional, contextualizando-a perante a Ética e a Moral, nomeadamente por via da clarificação dos respectivos conceitos, e sublinhará a sua importância actual, entre outros, no quadro da ética económica e empresarial.
O evento, ainda que integrado numa acção de formação para relatores em procedimento disciplinar da Ordem dos Arquitectos, é aberto ao público.

José Manuel Moreira, licenciado e doutorado em Economia e em Filosofia, é Professor Catedrático de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade de Aveiro e coordenador do Mestrado em “Administração e Gestão Pública”. É também Responsável Departamental para os Cursos de Pós-Graduação. Contribuiu para a redescoberta e divulgação em Portugal de quatro grandes temáticas: ética económica e empresarial, tradição austríaca da economia, análise económica da política e governação e políticas públicas.
Exerce actividade como colunista e conferencista e tem colaboração com instituições tais como o IEP (da UCP), o INA, a EGE (Escola de Gestão Empresarial) e a Ordem dos Engenheiros (Região Sul), onde é responsável pela vertente teórica dos Cursos de Ética e Deontologia Profissional.
Publicou uma quinzena de livros e mais de uma centena de artigos (a nível nacional e internacional). É membro da Mont Pelerin Society.

Clube Literário do Porto
Rua Nova da Alfândega, n.º 224050-430 Porto
T. 222 089 228

Sem comentários: