terça-feira, 13 de outubro de 2009

PJ RECUPERA PISTOLAS DA CASA REAL PORTUGUESA



Sentido das Letras / Copyright 2008 - 10/12/2009 2:04 PM



Um cidadão alemão colocou as armas para venda num conhecido estabelecimento de leilões em Londres, em 1991.
A Polícia Judiciária recuperou ontem um par de pistolas da Casa Real Portuguesa, propriedade do Estado Português, que tinham sido roubadas em 1973 do Museu Militar, em Lisboa.
As armas, de grande valor histórico e cultural, e com elevada cotação no comércio da especialidade – de valor superior a 100 mil Euros -, eram exemplares únicos, e tinham sido fabricadas em 1817 para uso pessoal do Rei D. Pedro IV, pelo famoso mestre armeiro do Arsenal Real de Lisboa, Thomás Jozé de Freitas.
O autor do roubo já tinha sido julgado e condenado, há alguns anos, na sequência da investigação da Polícia Judiciária. Na altura, em 1991, não foi possível recuperar as armas, pois estas encontravam-se na posse de um cidadão alemão, que as colocou para venda num conhecido estabelecimento de leilões em Londres.
O sucedido originou um processo na Justiça britânica para tentar resolver as questões da posse e, posteriormente, outro processo, num tribunal germânico que revelou decisão contrária aos interesses nacionais. Este facto motivou a intervenção do Estado português, sem resultados.
As armas voltaram a ser introduzidas no circuito comercial e foram adquiridas por um cidadão português. Assim que decidiu leiloá-las, foram detectadas e apreendidas, no âmbito da actividade fiscalizadora e preventiva da Policia Judiciária.

Sem comentários: