quinta-feira, 24 de setembro de 2009

LISBOA: "CORREDOR DA MORTE" COMEÇA HOJE A SER DEMOLIDO


10h06m in "JN"
.
Conjunto de oito prédios devolutos na antiga zona J de Chelas, onde já foram mortos jovens em alegados ajustes de contas entre 'gangs' rivais, começa hoje a desaparecer.
O início da operação contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, e da vereadora da Acção Social, Ana Sara Brito, co-autora da proposta que a autarquia aprovou em Março para transferir três milhões de euros para a empresa municipal que gere os bairros municipais (Gebalis) para a demolição destes oito prédios e obras noutros seis.
As demolições vão acabar com uma espécie de rectângulo formado pelos prédios, com corredores estreitos e escuros, e onde têm ocorrido vários casos de violência denunciados em queixas de moradores, das Associações que lá funcionam e da PSP.
Com esta intervenção, que deverá ficar pronta daqui a sete meses, a autarquia quer melhorar o espaço urbano, acabando com becos e vielas, acessos directos a galerias labirínticas e fazer arranjos exteriores que estimulem uma diminuição gradual da violência no Bairro do Condado.
O bairro fica na freguesia de Marvila, onde mais de 70 por cento dos habitantes vivem em bairros sociais.
Em Fevereiro, a freguesia viu a Câmara de Lisboa e o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) assinarem um protocolo que abrange intervenções em seis bairros de Marvila, num investimento global de 50 milhões de euros até 2013.

Sem comentários: