sexta-feira, 18 de setembro de 2009

LISBOA: 2,9 MILHÕES GASTOS PARA NADA


2009-09-09 in "DN"
.
«A Câmara de Lisboa pagou 2,9 milhões de euros ao arquitecto Frank Gehry, contratado no tempo do ex-presidente da autarquia Santana Lopes, para elaborar um projecto de requalificação do Parque Mayer que nunca saiu do papel.
Segundo disse à Lusa fonte da autarquia, o pagamento foi feito através da EPUL (Empresa Municipal de Urbanização de Lisboa). Frank Ghery foi contratado para tratar da recuperação do Parque Mayer pelo executivo de Santana Lopes (PSD), uma opção que o actual presidente, António Costa (PS), acabou por pôr de parte ao lançar um concurso de ideias, ganho por Aires Mateus, autor do modelo urbano que será votado hoje em reunião da Câmara Municipal.
De acordo com o documento orientador (termos de referência) do Plano de Pormenor (PP) do Parque Mayer, o projecto deverá integrar a proposta vencedora do concurso público para a recuperação do Capitólio, da autoria do ateliê Souza Oliveira.
O Plano de Pormenor do Parque Mayer deverá incluir um hotel com 100 quartos e admite um outro para investigadores e professores convidados na área dos Museus da Politécnica.
Os termos de referência assumem o Parque Mayer como uma área vocacionada para actividades lúdicas e culturais, "bem como para a fixação de outras actividades que complementem e viabilizem economicamente a operação".
Nas áreas dos Museus da Politécnica e Jardim Botânico é admitida a possibilidade de remodelação ou substituição por novos edifícios "para uma unidade hoteleira vocacionada para investigadores e professores estrangeiros convidados, e outros usos (cultura, recreio e comércio), conforme indicação da Universidade de Lisboa".
Na área geográfica do Parque Mayer o Plano deverá prever uma unidade hoteleira com 100 quartos e um teatro com cena à italiana e capacidade até 600 espectadores ou a possibilidade de remodelação do teatro "Variedades".
Está ainda previsto um espaço com cerca de 2.000 metros quadrados para usos culturais e uma área total que ronda os 20.000 metros quadrados para comércio serviços, restauração e lazer.
Na zona dos Museus da Politécnica prevê-se a reabilitação do edifício dos museus para fins científicos e museológicos, com exposições permanentes e temporárias, e a recuperação do Picadeiro para espaço de exposições, eventos culturais ou encontros científicos.
O Plano de Pormenor do Parque Mayer está enquadrado pelo Plano de Urbanização da Avenida da Liberdade e Zona Envolvente (PUALZE) e abrange as freguesias de S. José e S. Mamede, numa área total de 16 hectares. »
.
2,9 milhões para Frank Gehry? E o sr arq Aires Mateus, não recebe nada? Isto no final das contas deve dar para muita gente...

Sem comentários: