segunda-feira, 3 de agosto de 2009

QUERCUS: NOVO RECURSO PARA SALVAR SOBREIROS

2009-07-02 in "JN"
SANDRA BRAZINHA
A Quercus vai voltar a recorrer à justiça para tentar evitar que os cerca de 400 sobreiros que ainda permanecem na zona Oriental de Setúbal sejam abatidos para dar início à implementação do Plano de Pormenor do Vale da Rosa.
O Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa notificou a associação ambientalista no final da semana passada de que indeferiu a providência cautelar interposta em Fevereiro. A Quercus-Associação Nacional de Conservação da Natureza pretendia travar o abate de 1331 sobreiros, mas a acção só teve efeitos suspensivos após terem sido abatidas quase 900 árvores.
"Existem ainda cerca de 400 sobreiros de grande porte no terreno. O que está em causa é salvar o que ainda lá está", avançou ao JN o ambientalista Domingos Patacho, anunciando que o recurso será apresentado até 7 de Julho.
A associação contesta o despacho assinado em 2001 pelos ministros do Ambiente, José Sócrates, e da Agricultura, Capoulas Santos, que determinou a imprescindível utilidade pública do plano de pormenor, que prevê a edificação em 125 hectares de 7500 fogos, uma área comercial e um complexo desportivo. "Aprovou-se um despacho para um projecto que não existia", refere Domingos Patacho, lembrando que o plano só foi aprovado pela Câmara de Setúbal em 2008.
Outra das questões que causa estranheza e desconfiança ao ambientalista é o facto de haver soluções que não foram tidas em conta.
"Existem terrenos próximos sem sobreiros que estavam disponíveis. De facto havia alternativas, mas infelizmente foram abatidos sobreiros com 200 e 300 anos", afirma.
O recurso à justiça por parte da Quercus tem atrasado o projecto, orçado em mais de 54 milhões de euros, inclusive a construção do Estádio de Futebol que será cedido ao Vitória de Setúbal, uma situação que está já a lesar o clube. "Implicitamente prejudica-nos. O Vitória precisa de novas instalações. E quanto mais rápido estiverem prontas melhor o Vitória pode desenvolver as suas actividades", alegou ao JN o presidente da Comissão de Gestão do clube sadino, Fernando Oliveira.
"Isto já era para ontem. Esperamos que seja breve, porque temos o estádio em degradação contínua", acrescenta.
O JN contactou a promotora do projecto, a Pluripar SGPS, mas até ao fecho desta edição não foi possível obter quaisquer declarações.

Sem comentários: