segunda-feira, 3 de agosto de 2009

NISSAN: PRIMEIRO CARRO ELÉCTRICO APRESENTADO NO JAPÃO


Sentido das Letras / Copyright 2008 - 8/2/2009 7:53 PM

A Nissan Motor apresentou hoje o Nissan LEAF, o primeiro veículo com emissões zero a um preço acessível. Concebido para utilizar uma base alimentada por bateria de iões de lítio, este modelo é um dois volumes de tamanho médio, com capacidade para cinco adultos, e uma autonomia de mais de 160 km. As baterias para este veículo poderão vir a ser produzidas em Portugal.
Com lançamento previsto no Japão, Estados Unidos e Europa para o fim de 2010, o Nissan LEAF conduz a uma nova era de mobilidade, a era das Emissões Zero. Este veículo é a materialização da visão radical e de transformação da Nissan para o futuro e o culminar de décadas de investimento e pesquisa. "O Nissan LEAF é um feito incrível – um feito do qual todos os funcionários da Nissan se podem orgulhar", afirmou o Presidente e CEO da Nissan Carlos Ghosn. "Trabalhámos incansavelmente para tornar este dia realidade: lançar um veículo para o mundo real com emissões zero – não apenas emissões reduzidas. É o primeiro passo no que será certamente uma excitante viagem para pessoas em todo o mundo, para a Nissan e para a indústria".
O nome "LEAF" é uma declaração sobre o próprio veículo, revelaram os responsáveis da marca nipónica. “Tal como as folhas purificam o ar na natureza, o Nissan LEAF purifica também a mobilidade eliminando as emissões da experiência de condução”.
Os detalhes de preço serão anunciados próximo do início das vendas no final de 2010. No entanto, a empresa espera que o automóvel tenha preços competitivos dentro da gama de veículos bem equipados do segmento C. Adicionalmente, espera-se que o Nissan LEAF seja beneficiado por um conjunto significativo de reduções de impostos e subsídios locais, regionais e nacionais nos mercados de todo o mundo. Como vantagem adicional, uma vez que o veículo tem uma menor complexidade mecânica do que um automóvel tradicional de combustão, o Nissan LEAF está concebido para ser tão económico para a carteira como amigo do ambiente.
O Nissan LEAF é alimentado por baterias laminadas compactas de iões de lítio, que produzem uma potência superior a 90 kW, enquanto o seu motor produz 80 kW e 280 Nm. Isto garante uma experiência de condução divertida e altamente eficaz, correspondendo àquilo que os consumidores esperam de automóveis tradicionais.
Ao contrário dos veículos equipados com motor de combustão interna (ICE), o grupo motopropulsor do Nissan LEAF não tem tubo de escape, não emite CO2 ou gases de efeito de estufa. Uma combinação do sistema de travagem regenerativa do Nissan LEAF com baterias de iões de lítio permite que o veículo obtenha uma autonomia de 160 km com uma carga completa (segundo a norma LA4 dos EUA). Uma extensa pesquisa efectuada a consumidores, agora revelada pela marca, demonstra que esta autonomia satisfaz os requisitos diários de condução de mais de 70% dos consumidores mundiais de automóveis.
Para além disso, a abordagem da Nissan torna o carregamento mais fácil e prático. O Nissan LEAF pode ser carregado até 80% da sua capacidade total em menos de 30 minutos com um carregador rápido. O carregamento em casa através de uma tomada de 200 V está previsto para demorar aproximadamente oito horas, tempo suficiente para permitir a recuperação, durante a noite, tanto do condutor, como do automóvel.
"O nosso automóvel tinha de ser o primeiro veículo eléctrico do mundo, de tamanho médio, prático: que os condutores pudessem adquirir e quisessem utilizar todos os dias. E foi o que conseguimos criar. O estilo irá identificar não só o Nissan LEAF mas também o proprietário, como um participante na nova era de mobilidade de emissões zero", disse Masato Inoue, Designer-chefe do Produto.
Design cuidado e tecnologia incorporada
O estilo frontal do Nissan LEAF caracteriza-se por um design em forma de V, vertical dos longos faróis oblíquos de díodos emissores de luz (LEDs), que possuem um reflector interno azulado. Os faróis foram também concebidos para dividir e redireccionar o fluxo de ar de forma inteligente para longe dos espelhos retrovisores, reduzindo assim o ruído do vento e a resistência aerodinâmica. Mas os faróis proporcionam mais um benefício ao consumirem apenas 10 por cento da electricidade das lâmpadas convencionais.
Através das brilhantes cores dos acabamentos no interior, o Nissan LEAF cria um ambiente de habitáculo com estilo e agradável. O tema de cor é um "azul-terra" com origem na cor da carroçaria Aqua Globe do próprio Nissan LEAF. Este tema é utilizado no interior através de realces azuis no painel e na iluminação dos instrumentos.
O Nissan LEAF apresenta um avançado e exclusivo sistema de Tecnologias de Informação (TI). Ligado a um centro de dados global, o sistema pode fornecer suporte, informações e entretenimento para os condutores durante 24 horas por dia. O monitor montado no tablier apresenta a energia restante do Nissan LEAF – ou "área alcançável" – para além de indicar uma selecção das estações de carregamento mais próximas.
Outra característica topo de gama é a capacidade de utilizar telemóveis para ligar as funções de ar condicionado e de carregamento – mesmo quando o Nissan LEAF está desligado. Um temporizador por controlo remoto a bordo também pode ser pré-programado para recarregar as baterias. "O sistema de TI é uma vantagem fundamental", diz Tooru Abe, Especialista-Chefe do Produto. "Queríamos que este veículo fosse um companheiro para o condutor e um aperfeiçoamento para os passageiros. Também queríamos que este veículo ajudasse a criar uma comunidade de emissões zero e estas características de TI podem torná-lo possível".
O Nissan LEAF é o primeiro na futura gama de veículos eléctricos da marca e um marco na realização da visão da Aliança Renault-Nissan para a mobilidade de emissões zero. O primeiro dos veículos eléctricos da Nissan será fabriado em Oppama, Japão, com capacidade adicional planeada para Smyrna, Tennessee, EUA. Entretanto, as baterias de iões de lítio estão a ser produzidas em Zama, Japão, com capacidade adicional planeada para os EUA, para Portugal e para o Reino Unido e estão ainda sob estudo outros locais para investimento em todo o mundo.

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