segunda-feira, 17 de agosto de 2009

LISBOA EXPANDE-SE PARA NORTE

Hoje, in "DN"
As freguesias da zona histórica de Lisboa são as menos escolhidas por quem admite mudar de casa e viver no centro de Lisboa. Esta realidade foi revelada no inquérito "Viver Lisboa". Do total de inquiridos residentes em Lisboa, mais de metade (72,9 por cento) manifestaram vontade de continuar a viver na capital. Os que admitem mudar, indicam as freguesias da Coroa Norte (Ameixoeira, Lumiar, Charneca e Carnide).
As freguesias da área histórica habitacional são as menos escolhidas (só 13 por cento dos que admitem mudar de casa), o que mostra a pouca atractividade destas áreas da cidade.
"Os bairros históricos foram postos de parte pela população. A maior parte tem grandes problemas de estacionamento e falta de equipamentos", comentou o vereador com o pelouro do Urbanismo da câmara de Lisboa. Manuel Salgado sublinhou que nestas zonas "só a classe alta acaba por se fixar, uma vez que as operações de reabilitação necessárias são profundas e dispendiosas".
Salgado destacou ainda as preferências dos residentes e de quem gostaria de morar em Lisboa pelas freguesias da coroa Norte, "de construção mais recente e que estão bem equipadas".
Seguem-se nas preferências dos inquiridos as zonas de Campo Grande, S, João de Brito, Nossa Senhora de Fátima e Alvalade).
O inquérito "Viver Lisboa" foi elaborado pela autarquia, em conjunto com o Instituto Superior Técnico e abrangeu residentes e pessoas que trabalham na capital.

Sem comentários: