terça-feira, 18 de agosto de 2009

COSTA DE CAPARICA


Sentido das Letras / Copyright 2008
- 8/18/2009 9:01 AM

Nova Costa da Caparica agrada a 93 por cento dos frequentadores

Um estudo de opinião da Universidade Nova, realizado na primeira semana de Julho, a residentes, veraneantes, visitantes ocasionais, concessionários, comerciantes e pescadores da Costa da Caparica, revela que 93 por cento dos inquiridos estão satisfeitos com as infra-estruturas e equipamentos construídos no âmbito do Programa Polis.
O inquérito envolveu 480 frequentadores da zona, e as avaliações dos utilizadores incidiram sobre as intervenções finalizadas, nomeadamente na remodelação e acessos ao paredão e às praias (através de escadas e rampas), apoios de praia (com novos bares e restaurantes), serviços prestados aos banhistas (como casas de banho e chuveiros), estacionamentos de acesso, ciclovias, prolongamento da Av. Humberto Delgado e apoios de pesca. As obras são consideradas muito positivas por 27 por cento dos inquiridos e positivas por 66 por cento. Apenas 1 por cento dos inquiridos faz uma avaliação negativa.
Os aspectos mais apontados como tendo melhorado com as obras foram a qualidade das praias (28 por cento), a melhor qualidade da oferta turística (24 por cento), os acessos às praias (20 por cento), a imagem/estética da Costa de Caparica (16 por cento) e a qualidade de vida em geral na Costa de Caparica (16 por cento). Quando inquiridos sobre o que piorou na Costa de Caparica, 82 por cento dos frequentadores referiu que nada em particular.
Com um investimento de 199,5 milhões de Euros, a intervenção do Programa Polis nos 650 hectares de área da Costa da Caparica pretende valorizar e dinamizar as actividades turísticas, culturais e desportivas da região, de modo a contribuir para o desenvolvimento económico, social, ambiental e urbano da zona.
Desde 2001, ano de início do projecto, a Costa da Caparica foi distinguida com a Bandeira Azul na Praia do CDS e Praia do Tarquínio/Paraíso, o que garante a máxima qualidade, segurança e bem-estar aos utentes. O estacionamento disponibiliza aos veraneantes cerca de 800 lugares reordenados, grande parte com sombreamento, localizados na zona urbana, junto às praias. Tendo em conta o papel fundamental dos concessionários no bom funcionamento das zonas balneares e sua envolvente, foram criados 22 apoios de praia, recuperando os mais emblemáticos bares, cafés e restaurantes da zona.
O recém-construído Jardim Urbano revela-se uma boa alternativa de lazer, com 14 hectares de parques infantis e juvenis, campo de ténis, recinto polidesportivo e parque de merendas. Também o paredão agora remodelado, que se estende por 3 quilómetros entre São João e a Nova Praia, permite um passeio único sob o areal, a pé ou de bicicleta.
A Costa da Caparica renova-se a cada dia que passa, apresentando aos seus frequentadores novas praias, estacionamentos, apoios e áreas de lazer. Um estudo levado a cabo pela Universidade Nova a 480 residentes, veraneantes e visitantes ocasionais, concessionários, comerciantes e pescadores daquela zona revela que 93 por cento dos inquiridos estão satisfeitos com as obras já concluídas.

Sem comentários: