quinta-feira, 2 de julho de 2009

TERREIRO DO PAÇO: UM PROJECTO A "IMITIR"

Este é um projecto a "imitir", ou seja, é um projecto que imita e que portanto, é um projecto a mentir:
-É um projecto onde se imita a terra de um terreiro;
-É um projecto onde se imitam as cartas de marear;
-É um projecto onde se imitam plataformas;
-É um projecto onde se imitava o verdete da estátua;
-É, em suma, algo que é uma mentira, uma ilusão; e aquilo não é a Disneylândia!
O terreiro do Paço merece algo de verdadeiro e simples, algo que seja contemporâneo mas digno.
E um pavimento de pedra "plastificada", por mais que se use em Paris (se calhar a empresa fabricante é francesa), não é verdadeiro, não é digno daquela nossa praça:
Aquilo é para um Pólis da Costa de Caparica.
Se quer Terra no Terreiro, assuma com verdade esse tipo de pavimento no seu projecto e use saibro natural; nos parques existe e é muito bonito!
Se quiser algo mais mais urbano, mais forte, assumindo a placa central como o centro de uma praça real do sec XVIII, utilize o lageado de pedra, com dignidade mas, acima de tudo, com verdade.
Compreendo a dificuldade que existe em nos desfazermos de algo por nós criado:De um projecto ao qual emprestamos horas e esforço do nosso trabalho; sei como é difícil ver esse mesmo trabalho, criticado e desmerecido. Mas também sei e entendo, que a pressão exercida sobre o arquitecto, terá sido mais que muita...Porque sei, como se passam estas coisas do "sob pressão" e sei que estas obras, servem mais para cumprir prazos e calendários, do que para enriquecer patrimonialmente as cidades, é que peço para que Bruno Soares, numa atitude de elevação e dignidade, ponha de lado essas pressões e dê ouvidos ás vozes das forças vivas que, no seu conjunto, só querem o bem de Lisboa.
Bruno Soares refaça a sua ideia base do projecto e dignifique o TP, Lisboa, o país e o seu nome.

Sem comentários: