sexta-feira, 31 de julho de 2009

214 MILHÕES PARA LEVAR METRO AO HOSPITAL AMADORA-SINTRA


Expansão da Linha Azul deverá estar concluída em 2015
00h30m in "JN"
NUNO MIGUEL ROPIO


Até 2015, o Metropolitano de Lisboa vai chegar ao Hospital Amadora-Sintra, representando um investimento de 214 milhões de euros. A empresa está a estudar ainda outras novas ligações mas dentro da cidade de Lisboa.
São pouco mais de 2,5 quilómetros que irão levar o metro da estação Amadora-Este até ao Hospital Fernando da Fonseca, no concelho da Amadora. Um investimento de 214 milhões de euros, a estar concluído em 2015, ontem anunciado pela secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino.
Dentro de dois anos estará já concluída a ligação entre as estações de metro da Amadora-Este [Falagueira] e a da CP na Reboleira - orçada em 55 milhões de euros.
Segundo Ana Paula Vitorino, o alargamento do metro irá ocorrer de forma a complementar os serviços disponibilizados tanto pela CP, como pela Refer, não tendo como objectivo substituir os transportes suburbanos. "Pela primeira vez, com este plano o Metropolitano de Lisboa atinge o seu verdadeiro desígnio, que é o de ter uma escala metropolitana", explicou, adiantando que novas ligações dentro da cidade de Lisboa estarão a ser estudadas com o município liderado por António Costa [ver caixa ao lado].
A expansão da Linha Azul, que tem origem na estação ferroviária de Santa Apolónia, prevê a construção de três novas estações: Atalaia [perto da Clínica de Santo António], Amadora-Centro [aqui, a entrada será junto à Academia Militar] e o Hospital Amadora-Sintra [que estará a 27 minutos da estação do Marquês de Pombal].
Para esta última, onde actualmente as dificuldades de estacionamento são mais que evidentes e onde cresce uma nova urbanização, está projectado um interface regional com estacionamento de 30 mil metros quadrados.
"O estacionamento não será inserido dentro de uma superfície comercial, já que a área já é fortemente usada pela unidade hospitalar, mas ainda não sabemos se pode ser em altura. Os estudos apontam para um o estacionamento aberto", disse, ao JN, Joaquim Raposo, presidente da Câmara da Amadora, adiantando a hipótese do parqueamento poder vir a ser taxado.
Paralelamente, a expansão do metropolitano irá ser acompanhada pela construção do futuro metro de superfície, que vai ligar a estação da Amadora-Este a Odivelas, passando pelo Dolce Vita Tejo. Joaquim Raposo garantiu que o concurso público irá ser lançado no início de Setembro.

1 comentário:

César Patrício disse...

Acho muito importante todo este investimento, pois a Amadora tem uma densidade populacional muito elevada, daí a necessidade de fazer com que os transportes públicos estejam nestes mesmos lugares, zonas periféricas a grandes cidades. É mais que necessário fazer com que haja uma maior mobilidade das pessoas dentro das grandes cidades, alargando o metro faz com que a cidade se torne mais pequena, como também oferece uma maior oferta de serviços, dando maior ênfase á ligação por metro ao Hospital Amadora-Sintra. Só não consigo compreender como é que uma cidade como Lisboa, com uma area envolvente que ocupa cerca de 2800km2 e que tem 2.8 milhões de habitantes, alargue tanto a rede de metro para a sua periferia e se esqueça do troço mais importante que qualquer cidade tem obrigatoriamente de ter... uma ligação de metro do centro da cidade ao aeroporto...é completamente desastroso queres sair do aeroporto por transportes públicos (excluindo o taxi) os autocarros quase na sua maioria não têm ar condicionado, as frequências não são assim tantas, um turista para comprar um bilhete no autocarro tem uma dificuldade EXTREMA, porque o motorista fala só português, e não sabe o que quer dizer 'TICKET'...muito mau ser esta a primeira impressão que um turista tem de Lisboa. Acho plenamente que existem outros valores muito mais altos do que simplesmente causar boa impressão e oferecer algum conforto a quem nos visita...