segunda-feira, 29 de junho de 2009

MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO


Museu da Quinta de Santiago

Inaugurado em 1996, o Museu da Quinta de Santiago encontra-se instalado num edifício histórico, de finais do século XIX, mandado construir por João Santiago de Carvalho para sua residência.
Adquirido pela Câmara de Matosinhos em 1968 e, posteriormente, restaurado sob a direcção do arquitecto Fernando Távora, o imóvel é testemunha privilegiada das profundas transformações urbanísticas e sociais que a cidade conheceu nos últimos cem anos.
Além do interesse arquitectónico do edifício, o Museu alberga três tipos de colecções: mobiliário, concordante com a época da sua construção, pintura e escultura.
A colecção de pintura tem por base três artistas relacionados de modo estreito com Matosinhos: António Carneiro (1872-1930), notável retratista e autor de dezenas de marinhas de Leça, de feição simbolista; Agostinho Salgado (1905-1967), natural de Leça, produziu inúmeras paisagens leceiras, de cariz naturalista; Augusto Gomes (1910-1976), pintor ligado ao neo-realismo, enalteceu os usos e costumes dos pescadores de Matosinhos nas suas telas.
As esculturas, expostas no interior da casa, nos jardins e em reservas visitáveis, são da autoria dos mestres Barata Feyo (1902-1990), Álvaro Siza, Gustavo Bastos, Ruy Anahory, Lagoa Henriques e Irene Vilar.
Este museu integra a Rede Portuguesa de Museus.
Serviços EducativosAtelier “Retrato Escultórico”Objectivos:- Desenvolver as capacidades motoras, incentivando o gosto pela arte- Modelar em gessoPúblico: a partir dos 12 anosOrientação: Serviços Educativos da CMM
Atelier “Danças de Salão do século XIX”Objectivos: - Sentir e imaginar a harmonia de um salão de baile do século XIX.- Desenvolver as capacidades motoras, incentivando o gosto pela dançaPúblico: dos 6 aos 12 anosOrientação: Serviços Educativos da CMM

Datas: Segunda 3ª feira de cada mês, de manhã ou de tarde

Actividades sujeitas a marcação prévia, até uma semana antes da data do atelier

Informações e marcações:

22 9952401/

casadobosque@cm-matosinhos.pt
ContactosServiço Educativo:

Além de visitas guiadas realiza festas de aniversário, ateliers pedagógicos, cursos e workshops ao longo do ano

Entrada: 1,00 € (bilhete normal)Transportes:

autocarros STCP n.ºs 507 e 601 e Resende nºs 105, 106, 120;

Metro do Porto (Linha A - Estação Mercado de Matosinhos)
Morada:Rua de Vila Franca, 134, Leça da Palmeira
Código Postal:4460-802
Telefone:229 952 401
Telemóvel:
Fax:
Email:museusantiago@cm-matosinhos.pt
URL:http://www.cm-matosinhos.pt/
Horário:3ª a Domingo, incluindo feriados: 10h00 às 13h00; 15h00 às 18h00
.
.
Após dois anos de interrupção para obras de ampliação e restauro, reabriu ontem dia 28 de Junho, o Museu da Quinta de Santiago.

Tendo a cerimónia, decorrido nos jardins da Casa, iniciou-se ás 16h00 e prolongou-se pela noite dentro, culminando numa "performance" teatral.

No inicio da cerimónia, foi celebrado um acordo entre a C M Matosinhos e a Associação Cultural da Universidade Sénior de Matosinhos, representada pela minha querida amiga D.ra Olga Esteves e que fezo favor de me convidar para pertencer ao corpo fundador desta mesma associação.

Entre outras individualidades, estiveram presentes no evento, o Exmo Sr Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, o dr Guilherme Pinto, o dr Fernando Rocha, vereador do pelouro da cultura da CMM, os antigos proprietários desta belíssima casa de Santiago e actuais proprietários do Paço de São Cipriano, em Tabuado, Guimarães, os Exmos Srs Dom João d’ Almeida Santiago de Sottomayor e sua esposa Dona Maria Teresa de Morais Pimentel Seara Cardoso e o dr Joel Cleto, responsável pela dinamização desta casa museu.
.
Está de parabéns a cidade de Matosinhos, por este magnífico equipamento, vocacionado para a cultura, posto agora novamente á disposição da população.
.
Luis Marques da Silva, arq

Sem comentários: