

É um congresso que "não pretende reproduzir um acontecimentopolémico", mas "assinalar cientificamente" o I Centenário da Expulsãodas Ordens e Congregações durante a I República. Na conferência deimprensa, realizada hoje (16 de Junho), Eduardo Franco, coordenadorgeral da organização do Congresso Internacional «Ordens e CongregaçõesReligiosas em Portugal - Memória, Presença e Diásporas» sublinha que a"perspectiva de diálogos com todas as instituições está presente nestaactividade".
A dimensão histórica está presente, mas muitas outras áreas serãocontempladas: "espiritualidade, cultura, economia, arquitectura,escultura, pintura, assistencial". Um congresso "pluridimensional" quedemonstrará que as "ordens e congregações estão vivas" - disse LuisMachado de Abreu, Presidente da Comissão Científica do Congresso,iniciativa a que a Agência ECCLESIA se associa.
A realizar dos dias 2 a 4 de Novembro de 2010, na Fundação CalousteGulbenkian, este congresso pretende chamar "os diferentes actores queestiveram envolvidos" na efeméride. Eduardo Franco salienta que"procuramos envolver instituições de várias identidades ideológicas"com seminários, mostras gastronómicas e exposição de indumentáriareligiosa
Poderá obter mais informações através do site:http://www.congressoordens2010.net/
Luís Filipe Santos In Ecclesia
Sem comentários:
Enviar um comentário