quarta-feira, 13 de maio de 2009

GOOGLE IMPEDIDO DE "ESPREITAR" RUAS NA GRÉCIA


editado pela equipa da Casa dos Bits
quarta-feira, 13 Maio 2009

O governo da Grécia proibiu a gigante da Internet de recolher imagens para o Street View, o serviço do Google Maps que mostra imagens em 360 graus de ruas de várias cidades no mundo.
As autoridades gregas entendem que a Google deve fornecer mais informações acerca do serviço antes de o colocar em funcionamento.
Entre as exigências feitas à empresa está prestar mais informação sobre o tratamento e armazenamento das fotos recolhidas e sobre as garantias em termos de privacidade dadas às pessoas registadas.
O Street View é um serviço integrado no Google Maps assente em imagens fixas panorâmicas com um pormenor ao nível da rua, que permite ao utilizador navegar visualmente por um determinado local.
O nível de pormenor das imagens, que registam o espaço físico num dado momento, com tudo o que nele existir, nomeadamente pessoas, tem levantado algumas preocupações relativamente à privacidade.
Um caso recente é o do Reino Unido onde inclusivamente uma organização civil fez chegar uma queixa ao organismo britânico que trata a matéria da privacidade, não obtendo contudo resposta favorável.
Os responsáveis do serviço defendem-se afirmando que o Google Street View é apenas uma colecção de imagens, tiradas em locais públicos, disponibilizadas com um intervalo de tempo alargado em relação ao momento em que são tiradas, ou seja, não são em tempo real.
Dando resposta às queixas feitas no início ao serviço, actualmente todos os rostos registados nas imagens são desfocados, assim como as matrículas dos automóveis.
Quem se sentir incomodado por alguma das imagens apresentadas a partir do Google Street View poderá sempre pedir a sua remoção, através de uma funcionalidade disponibilizada online, a par do serviço.
Recorde-se que o serviço foi anunciado para Portugal no mês passado e deverá estar operacional no final deste ano. Lisboa, Porto e Braga foram as cidades escolhidas para constarem do Google Street View.
in msn

Sem comentários: