terça-feira, 5 de maio de 2009

CEMITÉRIO DO ALTO DE S. JOÃO: EXIGE-SE AOS RESPONSÁVEIS QUE TENHAM O DEVIDO RESPEITO POR ESTE ESPAÇO DE DÔR, ONDE TUDO DEVIA SER DIGNO !!!

As imagens que se seguem são susceptíveis de ferir sensibilidades, provocar a indignação, a ira, ou mesmo, a revolta das pessoas.Por isso, pede-se a todos que as vejam, com a necessária serenidade..









































Foi no dia 29 de Abril, no cemitério do Alto de São João, onde me deparei com este cenário hediondo e pouco digno.
Ao que parece, existem hoje em dia, 17 funcionários (coveiros), para tratarem daquele imenso espaço, quando ainda há bem poucos anos seriam perto de 70 (informação colhida no local).

2 comentários:

César Patrício disse...

É realmente muito triste ver esta situação, para além de ser um cemitério, lugar triste por natureza, ainda é mais pobre alguém querer velar o seu ente querido e deparar com toda esta miséria...uma ida ao cemitério tornarse-á com toda a certeza um dia filosóficos... 'Para que andamos aqui?!?, para terminar assim?!? sem o mínimo de dignidade.' Qualquer ser humano merece o máximo de dignidade durante a sua vida,como também na sua morte, coisa que aqui não está a acontecer. Outra coisa muito mais grave é um cemitério, como o de S. João, ter apenas 17 funcionarios...é uma realidade ASSUSTADORA, isto sim assusta-me MUITO...como é que é possível esta situação se arrastar pelos dias de hoje...fico triste com estas situações...será que algum dia vamos viver num país com beira e eira?....eu faço a minha parte para que este país seja melhor. CIDADANIA é a palavra correcta.

com senso disse...

Na verdade esta degradação envergonha-nos a todos.
Eu se fosse ao Presidente da Câmara pintava a minha cara de... "palhaço", pois parece que a gestão do municipio se tornou, de há uns anos a esta parte, uma verdadeira actividade circense!
Acresce que o Cemitério do Alto de São João, tal como o dos Prazeres são locais habitualmente referenciados nos guias turisticos sobre Lisboa, como excelentes exemplos de arte funerária.
Nem respeito para com os defuntos, nem brio pela gestão do espaço, nem vergonha pela triste imagem que se dá aos nossos visitantes.
A Câmara de Lisboa está abaixo de zero na decência!