quinta-feira, 21 de maio de 2009

CÂMARA ENTREGA Á EMEL OBRA PARA ELEVADOR DO CASTELO

In Sol Online (21/5/2009)
«A Câmara de Lisboa aprovou hoje o estabelecimento de um contrato-programa com a EMEL para a criação dos elevadores de acesso ao Castelo, situados num edifício da Rua dos Fanqueiros e no Mercado do Chão do Loureiro
O contrato envolve uma transferência de 380.400 euros e inclui também a conversão do mercado do Chão do Loureiro em silo automóvel, a requalificação urbana do Largo Adelino Amaro da Costa, da zona envolvente ao mercado e do percurso até à cota do Castelo de São Jorge.
A proposta foi aprovada com os votos contra do PSD e dos Cidadãos por Lisboa, a abstenção de Lisboa com Carmona e do PCP e os votos favoráveis do PS e do vereador José Sá Fernandes.
O piso térreo do mercado irá acolher um supermercado e último andar um restaurante panorâmico, referiu o presidente da Câmara, António Costa (PS). Estas obras foram eleitas pelo executivo como projectos-âncora da revitalização da Baixa-Chiado.
A vereadora social-democrata Margarida Saavedra questionou a oportunidade de a autarquia gastar cinco milhões de euros «numa obra deste calibre», considerando que as verbas provenientes do Casino deveriam ser canalizadas para a requalificação do espaço público. Margarida Saavedra sublinhou ainda que em 2006 a EMEL (Empresa Pública de Estacionamento de Lisboa) tinha atribuído à Soares da Costa a empreitada de transformação do mercado do Chão do Loureiro num parque de estacionamento.
«Que obras vão adjudicar? A de 2006, a nova?», questionou.
A vereadora comunista Rita Magrinho considerou, por outro lado, que a obra «não tinha que ter enquadramento na EMEL».«Não nos parece que nos estatutos tenha essa competência», argumentou.«Estamos de acordo com soluções para acesso facilitado ao Castelo. Reservamo-nos para quando a proposta de empreitada vier à Câmara», acrescentou.
Lusa / SOL»

Sem comentários: