quarta-feira, 4 de março de 2009

MUSEU DE ARQUEOLOGIA NA AR:

In Diário de Notícias (3/3/2009)
MARIA JOÃO PINTO

«Património. Deputado do PS Manuel Alegre pede esclarecimentos do Governo

"Em que estudos técnicos e opiniões fundamentadas se baseia" a anunciada transferência das colecções do Museu Nacional de Arqueologia (MNA) para a Cordoaria Nacional? Esta uma das questões que o deputado Manuel Alegre pretende ver esclarecidas pelo Governo, em particular pelo Ministério da Cultura, como tutela directa.
Em requerimento apresentado na Assembleia da República (AR), o deputado socialista questiona por que razão não foi dada continuidade à ampliação - programada há mais de dez anos - da área expositiva do museu no Mosteiro dos Jerónimos, sua casa há mais de um século "e para a qual existem estudos e projectos concluídos", bem como o paradeiro dos "estudos comparativos dos custos financeiros e logísticos das duas opções", "se é que tais estudos existem". Por outro lado, e do ponto de vista técnico, Manuel Alegre pretende ver esclarecido até que ponto se fez "uma análise cuidada dos riscos inerentes à localização do MNA" no complexo da Cordoaria, "antiga fábrica de telha vã, sem grandes condições de climatização, estabilidade e segurança", nomeadamente em matéria de risco sísmico e de inundações.
"Várias têm sido as vozes autorizadas a contestar o que parece ser uma decisão casuística e precipitada", escreve o deputado socialista no seu requerimento, lembrando a existência do projecto, "da autoria dos arquitectos Carlos Guimarães e Luís Soares Carneiro", até hoje por aplicar, "que permitiria duplicar a área expositiva" quer do MNA quer do Museu de Marinha, que com ele partilha a ala ocidental dos Jerónimos.
A anunciada transferência do MNA para a Cordoaria tem vindo a ser fortemente contestada, quer por profissionais das áreas do património e da museologia quer por plataformas de cidadãos, em particular no tocante à controversa viabilidade técnica de uma adaptação do complexo, classificado como Monumento Nacional, às exigências actuais de instalação de um museu.»

Sem comentários: