segunda-feira, 10 de março de 2008

TORRES EÓLICAS... em LISBOA...


Já pensaram ver, espalhados por uma qualquer cidade, um conjunto de monstuosas ventoinhas, vulgarmente chamadas de torres eólicas?
Torres essas com uma altura de quatro andares segundo uns, ou da altura de postes de iluminação pública, segundo outros?
Não? Pois preparem-se!

É que o sr vereador, dr. José Sá Fernandes, no âmbito do Wind Parade 2008, está a preparar-se para implementar em Lisboa, nada mais nada menos do que vinte e duas, sim, vinte e duas, dessas maravilhosas torres eólicas para produzir energia!!!

Imaginem as sete colinas de Lisboa povoadas por esses gigantes; imaginem isto no topo do Parque Eduardo VII; ou no Parque da Bela Vista; ou no Jardim Amália Rodrigues; ou na Praça Sony e mesmo junto ao Museo da Electricidade. Fantástico!

Para além de tudo, nem estudo de impacto ambiental, nem estudo de enquadramento urbano e nem estudo de ruído existem:
Danem-se as aves e os morcegos e danem-se também as pessoas, com o silvo provocado por estes moínhos; dane-se isto tudo com tanta brincadeira.
Mas cuidado, brinquem com o povo, que ele é sereno,... mas só até certo ponto.

4 comentários:

Lesma Morta disse...

Caro Luís
A ideia só por si é aberrante não fosse o caso de se tratar de micro-turbinas eólicas, que poderão ser entre 15 e 25 turbinas, sendo os locais escolhidos para a colocação, avaliados e aferidos pelos respectivos serviços da CML, responsáveis pelo Espaço Público. As turbinas são instaladas e desinstaladas no final do evento, pagando os privados todas as taxas devidas à CML. Assim sendo, este evento a lembrar a caw parede que também não deixou espalhadas as vacas pela cidade, assim também as torres não ficarão por cá para o povo ver.

Arq. Luís Marques da silva disse...

Caro Jorge:

O problema que aqui se põe, não é só o de saber se as torres vão ou não sair dos locais onde forem instaladas, até porque, a única noticia, que refere que as eólicas vão sair, é o comunicado do gabinete do BE e um blog afecto ao mesmo.
O problema põe-se no facto de que, enquanto existirem, se é que algum dia deixarão de existir, vão poluir visual e ambientalmente, o espaço onde se inserirem.
Para além do mais, as vacas do cow parade, eram elementos artísticos interessantes (as eólicas não), que já passaram por outras cidades (as eólicas não) e não mugiam ( as eólicas "mugem").
Assim,a única comparação entre Cow e Wind é o nome... Parade.

Anónimo disse...

Caro Arquitecto Luís Marques,

Quero começar por chamar a sua atenção para o facto do que escreveu não ser verdade. No minimo deveria assegurar que o que escreve é correcto e verdadeiro. Pelo contrário. Para além de ser mentira o que escreve é faccioso e revela um absoluto desconhecimento do projecto.

Quem lhe disse que são turbinas gigantes?

Arq. Luís Marques da silva disse...

Caro anónimo:

Torres monstruosas não são, necessáriamente, sinónimo de grandes e, o gigantismo referido tem a ver com a ideia quixotesca da questão e não como tamanho.
Depois e conforme escrevi, não afirmo a sua altura; refiro tão sómente e passo a transcrever, "torres essas com a altura de quatro andares, segundo uns, ou com a altura de postes de iluminação pública, segundo outros".
Assim,julgo não ter faltado à verdade.
Agora, se facciosimo é discordar da ideia em si, ah isso sim, pode chamar-me de faccioso.
De qualquer forma, obrigado pela colaboração e, se entender criticar construtivamente e de preferência, não anónimamente, algum texto deste blog, agradeço desde já.